Notre Dame “foi salva por meia-hora”, admite governo francês

Autoridades francesas apontam que o incêndio na catedral de Notre Dame foi “involuntário” e prometem que a investigação “será longa e complexa”.

Yoan Valat /EPA

O governo francês garantiu que a catedral ainda está ‘de pé’ graças à rápida intervenção dos bombeiros. De acordo com o número dois do Interior, Laurent Nuñez, a Notre Dame foi salva do colapso por apenas “meia hora”, cita o “El País”.

“Uma série de funcionários, que colocaram em risco as suas vidas, entraram nas duas torres para se aproximarem do fogo o que permitiu salvar o edifício”, explicou o alto funcionário do Interior.

A destruição provocada pelo fogo foi menor do que inicialmente se temia, mas a situação continua preocupante . Especialistas detetaram “alguns pontos vulneráveis” na estrutura de Notre Dame, especialmente nas abóbadas, em partes do transepto norte e na torre do sino sul. Cinco edifícios habitacionais adjacentes foram evacuados como medida preventiva.

Até agora, as causas da origem deste incêndio são desconhecidas, dado o valor histórico e artístico desta catedral com nove séculos de história. Contudo, tudo aponta para um incêndio acidental, já que estavam a decorrer obras de reabilitação na catedral. Os trabalhadores que trabalhavam no local vão ser alvos de uminterrogatório.

Relacionadas
Julien de Rosa / EPA

Quem são as duas famílias francesas que vão doar 300 milhões para reconstruir Notre-Dame?

Catedral com quase nove séculos de história é um dos símbolos da capital francesa. O pináculo colapsou e a nave central ardeu, mas o altar, as relíquias e a vontade dos parisienses mantêm-se vivas. Depois da tragédia, os franceses declararam-se prontos para a reconstrução do templo. 856 anos depois da sua edificação , Notre-Dame terá de se reerguer das cinzas.
Julien de Rosa / EPA

Catedral de Notre Dame: da construção que durou 182 anos ao incêndio que devastou património da UNESCO

A Catedral de Notre Dame com mais de oito séculos de existência sofreu um incêndio de grandes dimensões na segunda-feira. As chamas consumiram dois terços do teto do templo e o pináculo acabou por ceder. A catedral quase 200 anos a ser construída.
Recomendadas

Linhas de apoio na cultura: metade dos candidatos já receberam as verbas, realça Graça Fonseca

Cerca de 50% das entidades que concorreram aos apoios culturais já o receberam, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, que referiu também que os concursos para os diretores dos museus e monumentos nacionais já estão abertos

Leilão da insolvência da Publicações Europa-América aponta para apenas 15 mil euros

Editora fundada por Francisco Lyon de Castro em 1945 foi uma das maiores de Portugal, com êxitos de vendas como “História Concisa de Portugal” e “O Erro de Descartes”, mas acumulou prejuízos que levaram ao seu fim.
Richie Campbell

Covid-19: Contrato assinado agora prevê que concerto possa realizar-se no final de 2022

Atuação de Richie Campbell nas Festas da Vila de Mértola foi assinado entre a autarquia alentejana e a agência do músico português a 19 de junho. No entanto, a Covid-19 leva a que o concerto fique marcado para 25 de junho de 2021 e à previsão de um prazo longo se continuar a haver restrições à realização de espetáculos nessa altura.
Comentários