[weglot_switcher]

Nova Estratégia de Segurança dos EUA: entre a surpresa e a incredulidade

A União Europeia e a Europa no seu todo passam a ser um elemento sem significado para os Estados Unidos. Nova estratégia coloca em causa os pressupostos de base da NATO. A Rússia aplaude, a China nem por isso.
epa12582037 US President Donald Trump walks on the South Lawn of the White House after arriving on Marine One in Washington, DC, USA, 09 December 2025. Trump said people were ‘starting to learn’ the benefits of his tariff regime as he sought to convince voters his administration was moving to address affordability concerns, taking to the road in hopes of countering a mounting political vulnerability. EPA/Graeme Sloan / POOL
13 Dezembro 2025, 18h00

A nova Estratégia de Segurança dos Estados Unidos concentra as atenções do país até agora ‘polícia do mundo’ na sua ‘zona de conforto’ – a América do centro e do sul e os mares circundantes de todo o continente – deixando de lado, nomeadamente, uma Europa em relação à qual dificilmente a administração de Donald Trump podia ser mais crítica. Nas poucas páginas que o texto da nova estratégia dedica à Europa, o ‘velho’ continente é tratado assim mesmo: como uma região envelhecida, descaraterizada por culpa própria e sem qualquer significado especial em termos geopolíticos.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia aqui a versão completa. Edição do Jornal Económico de 12 de dezembro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.