A NOVA Information Management School (NOVA IMS) – a escola de ciência de dados, inteligência artificial e gestão de informação da Universidade NOVA de Lisboa – desenvolveu e implementou, em parceria com a OCDE e com o Tribunal, um novo modelo de apoio à auditoria no Tribunal de Contas (TdC), que apresenta potencial para aumentar significativamente a capacidade de identificar irregularidades nos contratos públicos, face ao modelo tradicional baseado em amostras.
Segundo a NOVA IMS, “o projeto foi conduzido por uma equipa de investigadores da NOVA IMS – Bruno Damásio, Carolina Vasconcelos, Flávio Pinheiro e Niclas Frederic Sturm – e recorre a modelos de ciência de dados e machine learning para avaliar, priorizar e visualizar riscos em processos de contratação pública. O sistema integra dados de múltiplas fontes (GDOC, GENT, eContas, IMPIC, entre outros)”.
Para Bruno Damásio, coordenador do projeto, “este é um exemplo claro de como a ciência de dados pode tornar o trabalho das instituições públicas mais eficiente e eficaz, ajudando a focar os recursos onde o risco é maior. Estamos ainda numa fase inicial, mas os resultados demonstram o enorme potencial desta abordagem”.
Por sua vez, a Presidente do Tribunal de Contas, Filipa Urbano Calvão, destaca a relevância das parcerias: “A concretização deste projeto só foi possível com a decisiva cooperação de um conjunto de instituições. Especial destaque merecem os nossos parceiros no projeto: a DG REFORM da União Europeia, a OCDE e a NOVA IMS, que partilham, pois, com o Tribunal, a satisfação de ver esta parceria executada com sucesso. Agradeço, em especial, à NOVA IMS, o trabalho no desenvolvimento dos conteúdos e do respetivo framework no âmbito da Ciência de Dados”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com