[weglot_switcher]

Nova maternidade do hospital de Santa Maria abre a 5 de agosto mas de forma faseada

A partir da próxima segunda-feira, a maternidade Luís Mendes da Graça vai passar a receber grávidas até às 22 semanas de gestação. A abertura total da maternidade está planeada para setembro ou início de outubro.
30 Julho 2024, 15h59

A nova maternidade do hospital de Santa Maria vai abrir faseadamente a partir de dia 5 de agosto, de acordo com revelação do Ministério da Saúde esta terça-feira.

Numa primeira fase, esta unidade vai dar resposta a grávidas até às 22 semanas de gestação, mantendo as cesarianas e induções de trabalho de parte noutras instituições do Serviço Nacional de Saúde até ao fim de agosto.

A meio de agosto, previsivelmente a 19, a nova maternidade do hospital Santa Maria terá o seu primeiro bloco operatório de apoio a nova urgência em funcionamento, assim como dois quartos de indução de trabalho de parto.

O funcionamento total da maternidade Luís Mendes da Graça está previsto para 1 de setembro, sendo que conta com 12 quartos disponíveis, serviço de observação e dois blocos operatórios com recobro. Segundo o Ministério da Saúde, quando a unidade estiver em total funcionamento “duplicará a capacidade de partos na resposta às grávidas da região e do país”.

No entanto, o Ministério salienta que está prevista “uma abertura progressiva de camas adequada ao capital humano, considerando o reforço de profissionais em curso até outubro”.

Em comunicado, o Ministério da Saúde revela que durante o mês de agosto o hospital Beatriz Ângelo vai ter quatro equipas do hospital Santa Maria, que vão integrar as escalas semanais do serviço de urgência do Beatriz Ângelo.

Durante o mês de julho a urgência metropolitana de ginecologia do hospital de Santa Maria já atendeu cerca de mil episódios de urgência, sendo este o número mais elevado do último ano.

A urgência obstétrica do hospital Santa Maria fechou para obras a 1 de agosto do ano passado, estando planeada a reformulação dos blocos de partos, do internamento e também da neonatologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.