O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que há um mês passou a ser Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), continua a registar altos níveis de insatisfação dos cidadãos, tendo a AIMA sido alvo de mais de duas mil reclamações no Portal da Queixa.
Entre outubro e novembro, a AIMA totalizou 207 reclamações no Portal da Queixa, sendo que desde o início do ano até novembro já foram apresentadas 2117 queixas contra esta entidade, o que representa um crescimento de 158% face ao período homólogo, que contou apenas com 820 reclamações.
O principal motivo das queixas é a demora no processo de obtenção dos documentos, a gerar 46,5% das reclamações, seguindo-se a dificuldade de contacto com o organismo, com 16% das queixas. Já os problemas com a entrega de documentos motivou 14,5% e os constrangimentos com o agendamento foi responsável por 10,5%.
No último mês foram também registadas queixas relativamente a problemas de taxas do serviço, nomeadamente referentes a dificuldades com o pagamento do documento único de cobrança.
Têm existido diversos problemas para utilizar a plataforma do SEF/AIMA, o que também tem gerado algumas reclamações.
Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, afirma que “a falta de resposta de qualquer entidade ou organismo às reclamações e problemas que lhe são reportados gera, inevitavelmente, uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer – ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social -, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos”.
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