[weglot_switcher]

Novobanco vende “Orion” e recebe os 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novobanco vendeu a carteira de malparado “Orion” à LxPartners/ West Invest no mesmo dia em que recebeu os 112 milhões (retidos por João Leão)da chamada de capital ao Fundo de Resolução.
O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, durante a conferência de imprensa para a apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, em Lisboa, 25 de outubro de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
25 Dezembro 2021, 17h00

O banco comunicou esta quinta-feira que “celebrou contratos de Compra e Venda de Créditos não produtivos e ativos relacionados”. A carteira foi vendida ao consórcio West Invest UK/LX Partners com um desconto de 70% face ao valor nominal, mas como estava provisionada gerou ganhos para o banco.

“O portefólio compreende mais de 12 mil empréstimos e, a setembro de 2021, o seu valor nominal (outstanding balance) ascendia a 231,3 milhões de euros. O valor de venda do portefólio totalizou 64,7 milhões”, informou o banco. “A concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto marginal positivo na posição de capital do Novobanco e na demonstração de resultados de 2021”, avança o banco.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.