[weglot_switcher]

NTT Data cria centro de especialização em Portugal para acelerar modernização da banca

A NTT Data, consultora global de negócio e tecnologia, criou um Centro de Especialização em Portugal, dedicado ao setor bancário. Isto é, um centro dedicado à modernização do sistema bancário.
8 Maio 2024, 17h53

A NTT Data, consultora global de negócio e tecnologia, criou um Centro de Especialização em Portugal, dedicado ao setor bancário. Isto é, um centro dedicado à modernização do sistema bancário.

“Este centro vai apoiar as entidades financeiras na adoção de plataformas e tecnologias bancárias nativas da cloud, que agilizam a criação de soluções e reduzem o seu tempo de lançamento no mercado, contribuindo para a modernização dos sistemas bancários”, revela a empresa.

Adicionalmente, “o centro vai também focar-se na investigação e desenvolvimento de propostas de valor específicas para o setor que permitam a adoção da Cloud, acelerando a jornada através da utilização de GenAI e Automação, entre outros”.

“Constituído por equipas altamente qualificadas, este novo Centro de Especialização da NTT Data Portugal é formado por consultores especializados no setor bancário, com uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos de transformação digital”, revela a empresa que fala em particular, “na modernização dos sistemas de core banking, que passam pela adoção de soluções cloud mais flexíveis, escaláveis e seguras, e que se integram melhor com outras tecnologias como a Inteligência Artificial, em linha com um estudo recente divulgado pela companhia”.

A criação deste Centro foi motivada pela vontade de a NTT Data investir em Portugal, mas também de aproveitar o talento que existe localmente para desenvolver soluções de modernização bancária para outros mercados em que a consultora está presente.

Para acelerar a modernização das instituições financeiras, a NTT Data conta com o apoio das principais plataformas de core banking do mundo, bem como dos principais prestadores de serviços cloud.

“Este ecossistema ajuda as empresas de serviços financeiros a libertarem-se das estruturas tradicionais, substituindo-as de forma rápida e segura por novas, mais flexíveis, que aceleram a exploração de oportunidades de mercado”, garante a NTT Data.

O novo “Centro de Especialização” vai ter equipas distribuídas entre as cidades de Lisboa e Porto.

Em comunicado, a consultora diz que o centro motivou a criação de um novo Hub da NTT Data na cidade do Porto, dedicado à modernização de serviços financeiros bancários, sistemas core de nova geração e adoção cloud.

Este será o 13.º hub inaugurado pela consultora em Portugal. A NTT Data Portugal explica que estes Hubs são constituídos por equipas especializadas em tecnologias ou setores específicos, que se distribuem por 10 localizações, de norte a sul e do litoral ao interior do país, trabalhando em estreita colaboração com as diferentes unidades de negócio da consultora.

David Sanz, Partner & Head of Banking Practice da NTT Data Portugal, citado no comunicado, diz que “estamos muito satisfeitos por acolher este Centro dedicado à modernização bancária em Portugal, porque representa não só um investimento da NTT Data no país, como também um reconhecimento da nossa operação e do talento que existe em Portugal para desenvolver soluções modernas com um impacto efetivo na operação das empresas financeiras e à escala internacional, o que é também muito estimulante em termos de atração e retenção de talento”.

“Aproveitar o talento profissional que existe em Portugal é estratégico para a nossa unidade de Banking Financial Services, uma vez que está a dotar a NTT Data de capacidades altamente diferenciadas e com provas dadas, para servir os nossos clientes em diferentes regiões”, defende José Manuel Pérez Bajo, Partner & Global Head of Banking Modernization da consultora.

“Esta abordagem tem-se revelado um sucesso nos projetos internacionais de Modernização Bancária e será reforçada com a nossa aposta na criação deste novo Centro de Especialização”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.