A consultora de negócio e tecnologia, NTT Data estabeleceu uma parceria com a Google Cloud com o objetivo de “ajudar a redefinir a interação dos cidadãos” com a cultura.
“A NTT DATA e a Google Cloud estão desta forma a tirar partido da combinação de competências. A NTT DATA disponibiliza soluções avançadas em realidade aumentada e virtual, Web 3.0, blockchain, marketing digital e desenvolvimento de novos modelos de negócio. Já a Google Cloud oferece às instituições culturais soluções cloud de última geração, personalizadas e concebidas para uma gestão segura dos dados e operações”, referem as entidades.
É ainda dito que esta colaboração “tem o potencial de democratizar o acesso à cultura ao remover barreiras geográficas e financeiras, enquanto promove a inclusão e amplifica o impacto cultural” à escala global. “Por exemplo, a digitalização de coleções permite que pessoas em qualquer parte do mundo possam explorar virtualmente obras de arte e monumentos históricos, aproximando o público do património que, de outra forma, seria menos acessível”, salienta as duas organizações.
Esta colaboração vai também “abordar os desafios enfrentados por muitas instituições culturais na adaptação às exigências da era digital”. As duas empresas referem que ao integrar soluções de computação em cloud, as organizações “podem modernizar as suas operações, gerindo e armazenando dados de forma segura e eficiente”.
A parceria vai permitir também, salientam as duas entidades, que “as experiências imersivas, criadas com realidade aumentada e virtual, não só permitirão a exploração de exposições, como também a vivência de reconstruções históricas de uma forma cativante”, com as iniciativas a poderem “redefinir o setor educativo ao oferecer conteúdos interativos que inspiram a aprendizagem e promovem o apreço pela arte e pela história”.
Esta parceria pretende também ajudar a “abrir caminho para novos modelos de negócio e para a sustentabilidade financeira” das instituições culturais.
“Combinando estratégias digitais avançadas com as ferramentas de marketing da Google, os museus e as galerias poderão desenvolver subscrições exclusivas, visitas virtuais pagas e campanhas de crowdfunding mais eficazes, garantindo novos fluxos de receita e uma maior independência financeira”, referem as duas entidades.
“Esta parceria é um verdadeiro marco para o setor cultural, combinando tradição e modernidade para criar um futuro mais acessível, sustentável e vibrante para a cultura. Ao unir esforços para democratizar o acesso à cultura, e oferecer novas possibilidades às instituições. Esta colaboração entre a NTT DATA e a Google Cloud inaugura uma nova era, onde o potencial tecnológico garante a preservação do património cultural, reforça a sua relevância num mundo digital em constante transformação e democratiza o acesso”, diz o Head of Public Setor & Health da NTT DATA Portugal, Ricardo Constantino.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com