O número de insolvências em Portugal atingiu o seu valor mais elevado em 2023 ao registar um aumento homólogo de 27% em outubro, de acordo com os dados da COSEC1 – Companhia de Seguro de Crédito divulgado esta segunda-feira, 20 de novembro.
As micro e pequenas empresas, com um volume de negócios inferior a 500 mil euros continuam a verificar o maior número de insolvências, em particular os setores dos serviços, da construção e do retalho que registam os valores mais altos em termos de insolvências neste mês de outubro.
Este aumento encontra-se inserido num contexto em que a economia europeia continua a ser influenciada pelas elevadas taxas de inflação, que tem retirado poder de compra às famílias e diminuído as margens de firmas, em particular alguns setores de atividade.
Vassili Christidis, CEO da COSEC, refere que “os principais mercados externos de Portugal estão também a atravessar algumas dificuldades, o que se reflete na economia portuguesa. A Comissão Europeia reviu em alta a taxa de inflação em Portugal para 2023 e 2024, de acordo com as previsões de outono. Já o crescimento, também segundo estas estimativas, sofreu um corte. Neste sentido, acreditamos que a tendência de crescimento homólogo nas insolvências poderá continuar a ser verificada por mais algum tempo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com