[weglot_switcher]

O Brasil pode arrebatar dois prémios nos Globos de Ouro

O filme “Ainda Estou Aqui”, do realizador brasileiro Walter Moreira Salles, pode bisar nos Globos 2025 na corrida aos prémios de melhor filme estrangeiro e de melhor atriz para Fernanda Torres.
5 Janeiro 2025, 17h52

Na contagem decrescente para 82ª edição dos Globos de Ouro, que serão entregues em Hollywood nesta madrugada, um filme se destaca: “Ainda estou aqui”, do brasileiro Walter Moreira Salles. Nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e para a categoria Melhor Atriz, o filme protagonizado por Fernanda Torres, conta também no elenco com uma atriz bem conhecida do público português, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres.

“Ainda estou aqui” remete para o período da ditadura militar do Brasil (1964-1985) e recupera a história do político Rubens Paiva (Selton Mello), detido, torturado e morto, e da mulher, a ativista Eunice Paiva (Fernanda Torres), tendo por base o livro homónimo, de memórias, do filho de ambos, Marcelo Rubens Paiva. Fenómeno de bilheteria no Brasil, em 2024, ascendeu ao top 5 dos filmes mais vistos do ano, e tem estreia prevista nas salas portuguesas a 16 de janeiro.

Na corrida ao prémio de melhor atriz estão nomes já míticos de Hollywood como Tilda Swinton, Nicole Kidman, Kate Winslet, Angelina Jolie e Pamela Anderson. “A chance de alguém falando português levar um prêmio desse tamanho é praticamente nula”, declarou Fernanda Torres ao Folha de São Paulo. Refira-se, a título de curiosidade, que Fernanda Montenegro esteve na lista de nomeadas ao prémio de Melhor Atriz nos Óscares de 1999, pela sua atuação no filme “Central do Brasil”, do mesmo realizador, mas a estatueta acabou nas mãos de Gwyneth Paltrow, pelo seu papel em “A paixão de Shakespeare”.

O filme “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, um misto de suspense com musical está nomeado em dez categorias, incluindo Melhor Filme Musical ou de Comédia, Melhor Realização, Melhor Argumento e melhores atrizes principal (Karla Sofía Gascón) e secundária (Selena Gomez) num filme de Comédia ou Musical. “O Brutalista”, de Brady Corbet, e “Conclave”, de Edward Berger, também figuram entre os filmes mais nomeados, com sete e seis indicações cada, respetivamente.

O Prémio Cecil B. DeMille, um prémio de carreira no cinema, será entregue à atriz Viola Davis, enquanto o Prémio Carol Burnett, que reconhece contribuições notáveis para televisão, será entregue ao ator Ted Danson. E não poderiam faltar as categorias de televisão, que colocam na liderança a série “The Bear”, com cinco nomeações, seguindo-se “Shogun” e “Homicídios ao domicílio”, com quatro cada.

Os Globos de Ouro são uma iniciativa anual da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, que será apresentada, pela primeira vez a solo por uma mulher, a comediante Nikki Glaser.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.