Há quem diga que viajar é das melhores coisas do mundo. Pessoalmente não podia estar mais de acordo. Conhecer novos lugares, novas culturas ou revisitar locais onde já estivemos é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter – mas viajar implica não só disponibilidade como um investimento financeiro devidamente calculado.

Nos últimos anos temos assistido a uma enorme mudança na forma, cada vez mais simplificada, como as pessoas decidem os seus destinos de férias, planeiam ou compram as suas viagens – e não é por acaso que a indústria do Turismo tem crescido, de uma maneira geral, um pouco por todo o mundo. Portugal tem sido reconhecido consecutivamente com a atribuição dos prémios mais relevantes deste mercado. O encanto pela beleza natural das nossas ilhas fez com que a Madeira fosse eleita pela terceira vez consecutiva o melhor destino insular do mundo, nos World Travel Awards.

Na Nova Expressão, orgulhamo-nos de gerir a conta internacional da Associação de Promoção da Madeira, que decorre atualmente em 11 mercados, incluindo Portugal, com campanhas exclusivamente digitais. E tivemos orgulho em, durante quatro anos, gerir a conta digital do Turismo de Portugal, executada em 13 mercados, com os bons resultados que agora estão à vista.

A verdade é que as marcas mais atentas foram criando todas as condições para que os seus consumidores sejam conduzidos a descobrir cada vez mais informação e a aproveitar oportunidades imperdíveis. Antes de tomar uma decisão, há o momento da inspiração: através da visualização de um vídeo ou de uma imagem que praticamente não precisa de legenda e, provavelmente, na sequência de uma pesquisa para saber a melhor altura para viajar ou quais os principais locais a visitar, da consulta de diversas reviews em sites especializados. São estes “micro momentos” que estão a despertar a atenção das marcas para conhecer de forma detalhada o seu público alvo e assim conseguir criar ofertas totalmente personalizadas em situações relevantes.

A experiência diz-nos que também nesta área a complementaridade de meios é muitas vezes determinante para criar o awareness necessário na divulgação de produtos específicos. A implementação de campanhas publicitárias no setor do Turismo passa, agora, por uma forte utilização dos meios digitais que permitem um dinamismo e uma multiplicidade de interações com os utilizadores, impossível através de outros suportes. A proliferação de smartphones torna relevante a tendência Mobile First, desenvolve a enorme capacidade de geolocalização e garante experiências únicas que respondem de forma inesgotável às principais exigências dos utilizadores.

É neste cenário tecnológico, rodeado de plataformas alimentadas por inteligência artificial e campanhas baseadas em marketing preditivo, que a indústria turística vai viver nos próximos anos.