Não existe um planeta B. É algo que lemos e ouvimos amiúde. E se de início parece cliché, a verdade é que os números o comprovam. De ano para ano, temos vindo a viver, cada vez mais cedo, acima do possível no que toca ao consumo dos recursos naturais. Este ano, Portugal passou a viver a “crédito ambiental” logo a partir do início de maio. Numa altura em que a população mundial aumenta, também a procura por matérias-primas dispara. Porém, a sua oferta é limitada. Cidadãos, empresas e governos devem, por isso, unir esforços para encontrar soluções que sejam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. O atual modelo de produção e consumo que suporta o nosso estilo de vida é, em grande parte, o responsável por este desequilíbrio. Urge, assim, impulsionar um novo: o da economia circular. É neste modelo que a British American Tobacco (BAT), empresa mundial líder em multicategoria, tem vindo a apostar, adaptando processos e formas de trabalhar específicos. Tudo em prol de um futuro sustentavelmente mais verde.
A principal preocupação da BAT passa por construir Um Amanhã Melhor, através da redução do impacto do seu negócio na saúde. Adicionalmente, a empresa coloca um ênfase cada vez maior na importância de abordar as alterações climáticas e a excelência na gestão ambiental. Os progressos são notórios no que diz respeito à evolução da estratégia de sustentabilidade da BAT. Desta, faz parte um dos modelos mais importantes do desenvolvimento sustentável.
BAT: destaques na economia circular
Principais números de desempenho da BAT em 2022, relativamente à economia circular:
92% da embalagem era reutilizável, reciclável ou compostável;
84,3% de taxa de reciclagem de resíduos;
48% de redução de resíduos enviados para aterro em relação a 2021.
Um exemplo na economia circular
O modo de consumir tem vindo a alterar-se. Hoje, mais conscientes, os consumidores optam, cada vez mais, por marcas e empresas que sejam responsáveis do ponto de vista ambiental, impondo, ainda que indiretamente, a adoção de uma economia circular. Esta é o futuro, mas também o presente para marcas com visão, como é o caso da BAT. A organização está empenhada em aplicar os princípios da economia circular em todas as suas operações e categorias de produtos e tem investido em pesquisa e desenvolvimento, para encontrar formas de utilizar menos recursos, criar menos resíduos e permitir que os produtos que comercializa sejam reutilizados e reciclados. Para isso, trabalha desde o momento da criação, passando pelo transporte e opções de fim de vida, guiando-se por três princípios:
Economia circular na BAT
Para a BAT, a economia circular é já uma realidade, e os números relativos a 2022 são disso prova. Mas a empresa quer fazer mais em prol do ambiente e, por isso, tem como objetivos, até 2025:
A par destas metas, outras igualmente importantes se lhes juntam, completando um quadro de forte compromisso para com a sustentabilidade. No seu primeiro Relatório Anual e ESG combinado, a BAT estabeleceu antecipar o consumo de 30% de energia renovável para 2023 e chegar a 50% de energia renovável até 2030; tornar as suas operações neutras em carbono até 2030; alcançar a conversão zero dos ecossistemas naturais na sua Rede de Abastecimento de Tabaco até 2025; e reduzir em 35% o uso de água até 2025.
Melhorar a circularidade dos produtos é um pilar fundamental da estratégia de economia circular da BAT. No entanto, também não se perdem de vista outras oportunidades de incorporar a circularidade em toda a empresa e cadeia de valor. Verifica-se um forte empenho em implementar novas soluções e tecnologias que acelerem esta jornada, ao mesmo tempo que se fomenta uma cultura de inovação e colaboração com parceiros de negócios em toda a cadeia de valor e outros parceiros externos, a fim de desenvolver novas soluções.
Governança sustentável como prioridade
A evolução e a atenção dada à sustentabilidade e às questões ESG (Environmental, Social and Governance) aumentaram nos últimos anos. A regulamentação e as expectativas foram substancialmente alargadas e aprofundadas, sobretudo devido aos desafios associados às alterações climáticas e à perda de biodiversidade que o mundo enfrenta. Ter uma governação adequada para cumprir os compromissos de sustentabilidade é mais importante do que nunca. Assim, a BAT acredita que uma supervisão e gestão eficazes dos riscos e oportunidades relacionados com a sustentabilidade são essenciais para a capacidade da empresa em proporcionar Um Amanhã Melhor e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo. Foi por isso que estabeleceu objetivos e assinou compromissos para aumentar a responsabilidade perante os investidores e consumidores e capacitar as comunidades locais.
A sustentabilidade encontra-se no centro de tudo o que a BAT faz, estando cada vez mais integrada em todas as funções empresariais. Em conjunto, esta abordagem ajuda a criar valor partilhado para todos (consumidores, sociedade, colaboradores e acionistas). A par de uma abordagem direcionada para os riscos e oportunidades das alterações climáticas, gestão sustentável da água, biodiversidade e florestação, a eliminação de resíduos e aplicação de princípios de economia circular tem vindo a ser defendido como o caminho certo para enfrentar problemas ambientais e sociais. A British American Tobacco sabe a importância que há em percorrê-lo para bem do futuro do planeta, mas também da sua própria existência.
Este artigo é da autoria da British American Tobacco.
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