Marcelo Rebelo de Sousa garantiu esta sexta-feira que, relativamente a candidaturas presidenciais, não é função do inquilino de Belém travar qualquer tipo de processo.
Questionado diretamente sobre a possibilidade do almirante Henrique Gouveia e Melo poder concorrer a Belém em 2026, o Presidente da República qualquer tipo de intervenção no processo, seja em que sentido for.
“O Presidente não tem que ver coisa nenhuma. A única intervenção do Presidente nesse capítulo é apenas a marcação de eleições. E fica por aí. O Presidente não apoia, não desapoia, não acelera nem trava candidaturas”, realçou Marcelo.
O jornal “Expresso” avança esta sexta-feira que o atual Presidente da República está apostado em travar a candidatura presidencial de Henrique Gouveia e Melo e que para evitar esse avanço, deverá propor a recondução do almirante à frente da Armada.
Numa sondagem da Aximage para a CNN divulgada esta semana sobre os candidatos que estão melhor posicionados para suceder a Marcelo em Belém, o almirante Gouveia e Melo surge como candidato favorito dos portugueses já que 21% dos inquiridos responderam que o chefe do Estado-Maior da Armada seria a personalidade em quem confiariam essa missão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com