[weglot_switcher]

O programa Ciência Viva no verão é um sem-fim de oportunidades para aprender

As atividades do programa Ciência Viva no verão, de norte a sul do país, passando pelos Açores, são dirigidas a pessoas de todas as idades, e vão desde a Astronomia à Biologia, Física, Botânica, Química ou Engenharia. E muitas delas são gratuitas.
13 Agosto 2024, 18h20

O verão já começou, é certo, mais vai muito a tempo de espreitar as atividades que o programa Ciência Viva tem para oferecer, até dia 15 de setembro. São várias as sessões por todo o país que convidam o público a explorar e experimentar as mais variadas áreas do conhecimento científico, da Astronomia à Biologia, passando pela Física, Botânica, Química ou Engenharia.

A maior parte é gratuita e esgota rapidamente, mas não desista, pois há lita de espera e também atividades que não requerem inscrição prévia. Basta aparecer no local indicado à hora prevista.

Mas como são várias centenas de atividades, deixamos algumas sugestões para aguçar a curiosidade, até porque se dirigem a pessoas de todas as idades, pelo que pode ir em família ou convocar um grupo de amigos para partir à descoberta.

Sem uma rota pré-definida, começamos pela proposta que parte  às 14h45, de dia 28 de agosto, do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. A geodiversidade na Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes consiste numa visita guiada aos lugares onde se encontram expostas diversas obras de arte, algumas das quais possuem elementos geológicos na sua (re)criação. É gratuita e para maiores de sete anos, e requer inscrição.

Mais a Sul, em Tavira, “A Lua sobre a Ponte” é um convite para observar a Lua, através de um telescópio, sobre a ponte romana em Tavira, e ficar a conhecer alguns dos segredos e curiosidades do único satélite natural do planeta Terra. Não é necessária inscrição, basta aparecer às 21h00 nos dias 16 e 28 de agosto, ou 13 de setembro.

Ainda no Algarve, mas com saída do Estacionamento da Quinta da Rocha (sapal oeste), às 9h30 de dia 10 de setembro, a ideia é ficar a conhecer “As aves da ria de Alvor”, ou melhor, algumas das espécies de aves que procuram esta importante zona húmida do Barlavento Algarvio para repousar e alimentar-se antes de deixarem o continente europeu rumo a África.

O Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores propõe “Desenhar a Laurissilva” no dia 7 de setembro. Oportunidade para conhecer o Centro Ambiental do Priolo, assim como o Jardim de Endémicas na Reserva Florestal da Cancela do Cinzeiro, na companhia dos UrbanSketchers. Quem sabe não irá ter umas dicas preciosas de desenho? A atividade é gratuita e dura quatro horas.

Os amantes da fauna estão convidados para uma observação noturna de camaleões, no Parque Natural da Ria Formosa, nos dias 28 de agosto e 4 de setembro, enquanto os apaixonados por geologia terão a possibilidade de observar os afloramentos rochosos na Praia Norte, no concelho de Viana do Castelo (20, 21 e 22 de agosto, e 3 de setembro).

Consulte o site do Ciência Viva para ver todas as ações que vão ter lugar nas próximas semanas e faça a sua escolha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.