O que deve saber sobre a contratação de um crédito à habitação

A compra de casa é um dos maiores investimentos das famílias portuguesas. Por isso é essencial que se informe cuidadosamente sobre as condições de financiamento (spread, comissões de processo, penalização por reembolso antecipado, etc.).

Ano novo, vida nova!

Muitos consumidores começam o ano a planear grandes conquistas. A compra de casa é um dos maiores investimentos das famílias portuguesas. Por isso é essencial que se informe cuidadosamente sobre as condições de financiamento (spread, comissões de processo, penalização por reembolso antecipado, etc.).

Conheça o essencial sobre a contratação do crédito à habitação (parte 1)

1º Passo: avaliar objetivamente a sua capacidade financeira para pagar o crédito, ou seja, conhecer a taxa de esforço.

O que é a Taxa de esforço?

A taxa de esforço é a parte do rendimento de um agregado familiar destinada ao pagamento de todos os compromissos financeiros, como seja o crédito à habitação ou o crédito pessoal. A taxa de esforço mede a capacidade do agregado familiar para cumprir os compromissos financeiros assumidos. Estes não devem, em média, ultrapassar 35% do rendimento líquido mensal do agregado familiar. Este valor é designado por taxa de esforço.

2º Passo: informe-se bem!

Peça informações em diferentes bancos e faça várias simulações. Estas simulações apresentam, fundamentalmente, três variáveis: o montante, o prazo e a taxa de juro.

Os bancos que consultar devem entregar-lhe a FINE – a Ficha de Informação Normalizada Europeia que inclui as condições do crédito à habitação.

O que é a FINE?

Este documento contém todas as informações de que necessita para analisar o custo que terá com o empréstimo, nomeadamente o spread, a taxa de juro nominal, a taxa anual de encargos efetiva global, o montante total a reembolsar ao banco, as comissões, etc.

Depois de negociado o contrato, os clientes (e os fiadores, quando existem) recebem uma versão atualizada da FINE com as condições acordadas.

No período mínimo de reflexão de sete dias, o contrato entre o cliente o banco não pode ser celebrado.   As condições que constam da FINE têm uma validade mínima de 30 dias.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

IRS: Recibos verdes devem substituir declaração caso tenham indicado apoios isentos

Os trabalhadores independentes que tenham indicado na declaração de IRS apoios covid-19 que, afinal, não estão sujeitos a este imposto, devem substituí-la para que a AT possa desconsiderar tais valores e estes não serem tributados.

O que precisa saber sobre seguro automóvel

O seguro automóvel é obrigatório para todos os veículos, mesmo se o carro estiver parado, sem utilização, tem de estar segurado. Mas nem todas as coberturas são obrigatórias, apenas é imperativo a cobertura de responsabilidade civil, ou seja, o dito “seguro para terceiros”.

Netflix pirata. Vírus espalha-se pela WhatsApp e rouba dados dos cartões de crédito

Apesar de a Check Point dizer que «travou» esta campanha de malware, os investigadores avisam de que este tipo de ataque vai continuar a acontecer.
Comentários