[weglot_switcher]

Oferta da espanhola Abertis avalia Autoestradas do Douro Litoral em 300 milhões de euros

Depois de ter surgido como um possível comprador da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) em abril, numa notícia avançada pelo Jornal Económico, a proposta da espanhola avalia a empresa em 300 milhões de euros. Compra pela Abertis significaria o regresso da empresa a território nacional.
2 Julho 2024, 09h56

A espanhola Abertis vai mesmo avançar com uma oferta para adquirir a Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), detida pelo fundo de private equity Strategic Value Partners (SVP), entidade que explora vários troços de autoestradas com portagem da A41, A43 e A32, nos arredores do Porto, num total de 73 quilómetros, avança o “El Economista”, em confirmação à notícia de abril do Jornal Económico. Ora, a novidade é que a oferta da Abertis avalia a AEDL em 300 milhões de euros.

A concretizar-se esta operação seria o regresso da Abertis a Portugal, onde esteve presente até 2012, referiu a publicação espanhola, devido à posição que detinha na Brisa.

O “El Economista” sublinhou que com a oferta da Abertis para adquirir a AEDL permitiria renovar o seu portefólio de concessões, tendo em conta que a empresa enfrenta o fim das concessões que detém em mercados como Espanha e França.

A publicação espanhola referiu que a Abertis deve disputar a aquisição da AEDL com a Globalvia.

A AEDL pertence ao fundo de private equity Strategic Value Partners (SVP), que contratou o Goldman Sachs e o Natixis para vender a sua participação de 99,9% na AELD.

Em abril, a Abertis já surgia como um dos potenciais compradores da AEDL, juntando-se aos fundos interessados: Icon Infrastructure e Vauban Infrastructure Partners.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.