Um novo esquema em pirâmide afetou mais de três milhões de pessoas em 55 países, das quais 156 em território nacional. O OmegaPro está a ser classificado como “o maior esquema de fraude em pirâmide de sempre” pelo advogado Lars Olofsson, considerando que utilizou vários ex-futebolistas e atores de Hollywood e Bollywood na promoção do esquema com criptomoedas.
Segundo o jornal “Público”, a empresa OmegaPro prometida uma rentabilidade de até 300% em 16 meses, com um investimento mínimo de 100 euros. Segundo o advogado sueco, que representa cerca de 2.500 lesados, entre os quais portugueses, o investimento médio dos clientes rondou os 120 mil euros.
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— OmegaProOfficial (@_OmegaPro) December 7, 2022
Aponta o diário que, consoante o investimento efetuado, havia um ranking de categorias que davam acesso a prémio e eventos da empresa. Entre os prémios a ganhar estariam valores monetários, computadores, smartphones, viagens ou eletrodomésticos.
Dependentemente do investimento realizado então pelo investidor (agora vítima), estas tinham acesso a um patamar.
Ora, indica a publicação que todos começavam enquanto “Associado”, um patamar com investimentos entre os 360 e 550 euros, seguindo para “Construtor” para investimentos entre 5.500 e 8.300 euros. Por sua vez, a “Prata” somava investimentos entre 14.600 e 22 mil euros, “Ouro” para investimentos entre 27.500 e 50 mil euros e “Platina” para os mais avultados, entre 55 mil e 83 mil euros.
Mas existiam ainda outras categorias, onde os investimentos tinham de ascender às casas dos milhões. Eram essas as categorias Diamante, Diamante Azul, Coroa de Diamante, Coroa de Diamante Real e Coroa de Diamante Presidencial, esta com um investimento mínimo de 17 milhões de euros.
Para se mostrar de confiança, a empresa organizava eventos a grande escala e com figuras conhecidas do público geral. Nas várias provas de rally, convenções ou torneios de futebol, a OmegaPro usava as figuras públicas para mostrar que o seu negócio era credível.
Noticia o “Público” que Luís Figo, Ronaldinho e Iker Casillas estão entre as figuras do futebol utilizadas para promover a OmegaPro, numa lista que se estende a Steven Seagal ou Suniel Shetty, e ainda a gurus do marketing e coachs motivacionais, como Eric Worre e Les Brown.
Lars Olofsson admite estar a preparar ações judiciais contra 20 destas personalidades que promoveram o OmegaPro como algo credível, lançando criticas de que os famosos têm responsabilidade acrescida nos temas em que promovem junto dos fãs e seguidores.
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