A OpenAI, empresa detentora do ChatGPT, está a se preparar para um IPO (processo de entrada na bolsa, na sigla inglesa), que pode acontecer em 2027 ou no final de 2026, com uma avaliação que pode atingir um trilião de dólares, ou um bilião de dólares na denominação europeia, avança esta quinta-feira a agência noticiosa Reuters, citando três fontes conhecedoras do processo. A se confirmar esta avaliação seria uma das maiores entradas nos mercados financeiros de sempre.
De acordo com a Reuters, citando pessoas familiares com o dossier, o pedido para entrar em bolsa, por parte da OpenAI, pode acontecer no segundo semestre de 2026.
As mesmas fontes indicaram à Reuters que a diretora financeira da empresa, Sarah Friar, admitiu junto de alguns associados que a empresa deve abrir o seu capital [em bolsa] em 2027, embora alguns consultores estejam a antever que isso possa acontecer no final de 2026.
Foi ainda dito que a empresa está a considerar angariar mais 60 mil milhões de dólares (51,6 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), no mínimo, contudo admitiram também que o processo ainda estão numa fase inicial e pode sofrer alterações consoante o crescimento do negócio e as condições de mercado.
Um porta-voz da OpenAI, referiu, citado pela Reuters, que “um IPO não é o foco” pelo que a organização “não poderia ter definido uma data”. A agência noticiosa lembra que o fundador da organização, Sam Altman, já tinha admitido que a entrada em bolsa seria “o caminho mais provável” tendo as conta “as necessidades de capital”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com