A OpenAI e a Advanced Micro Devices (AMD) chegaram a um acordo que pode fazer com que a empresa de Sam Altman adquira uma participação de 10% da produtora da chips, segundo a “CNBC”.
As ações da AMD dispararam mais de 25% na segunda-feira durante as negociações de pré-mercado após a notícia.
A OpenAI implantará seis gigawatts de unidades de processamento gráfico Instinct da AMD ao longo de vários anos e em diversas gerações de hardware, anunciaram as empresas. A implementação inicial de chips de um gigawatt ocorrerá no segundo semestre de 2026.
Como parte da fusão, a AMD emitiu para a OpenAI um aviso de até 160 milhões de ações ordinárias da AMD, com marcos de aquisição vinculados ao volume de implantação e ao preço das ações da AMD.
A primeira parcela é adquirida com a primeira implantação completa de gigawatts, com parcelas adicionais sendo desbloqueadas conforme a OpenAI cresça para seis gigawatts e atinja marcos técnicos e comerciais importantes necessários para implementação em larga escala.
Se a OpenAI exercer o mandado integral, poderá adquirir aproximadamente 10% da propriedade da AMD, com base no número atual de ações em circulação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com