[weglot_switcher]

Orçamento da Madeira leva corte de 184 milhões de euros

A vice-presidência leva o maior corte com 118 milhões de euros. A Saúde e os Equipamentos e Infraestruturas terão menos 48 e 64 milhões de euros. A Educação ganha 16 milhões de euros.
10 Janeiro 2020, 08h42

O Orçamento Regional da Madeira para 2020 vai levar um corte de 184 milhões de euros, totalizando 1,7 milhões de euros, quando em comparação com o ano anterior.

A vice-presidência é o departamento do Governo Regional que leva a maior fatia com 517 milhões de euros, seguido Educação, Ciência e Tecnologia (382 milhões de euros); Saúde e Proteção Civil (323 milhões de euros); e os Equipamentos e Infraestruturas (298 milhões de euros).

Em comparação com o Orçamento de 2019 a vice-presidência emagrece 118 milhões de euros; a Educação tem um reforço de 16 milhões de euros; a Saúde perde 48 milhões de euros, e os Equipamentos e Infraestruturas levam um corte de 64 milhões de euros.

De salientar ainda que as secretarias dirigidas pelo CDS-PP, a da Economia terá disponível 30 milhões de euros e a do Mar e Pescas tem um orçamento de 12 milhões de euros, o mais baixo de todas as secretarias regional, se excluirmos as verbas alocadas para a presidência do Governo Regional, que tem um corte de três milhões de euros.

Quanto às restantes secretarias verifica-se que a do Turismo e Cultura terá 41 milhões de euros; a da Inclusão e da Cidadania (49 milhões de euros); Ambiente, Recursos Naturais, e Alterações Climáticas (24 milhões de euros); Agricultura e Desenvolvimento Rural (44 milhões de euros)

Face ao ano anterior verifica-se que a do Turismo e Cultura ganha seis milhões de euros; a da Inclusão perde três milhões de euros; a do Ambiente ganha dois milhões de euros; e a Agricultura leva um corte de 18 milhões de euros.

A Assembleia Legislativa da Madeira mantém 13 milhões de euros, mas também leva um corte de 200 mil euros.

Nota: atualizado com ganhos e perdas de todas as secretarias regionais

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.