[weglot_switcher]
1329282
Em Foco

IPO do BFA arranca em 5 de setembro e estende-se até dia 25

Prospeto da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) ao qual o JE teve acesso revela que o banco angolano vai para a bolsa com um intervalo de preços de 41.500 kwanzas e 49.500 kwanzas. A admissão à negociação das ações do BFA deverá acontecer no dia 30 de setembro.

Atualidade

Obras públicas disparam em ano de eleições

Número de contratos celebrados disparou mais de 50% em ano de eleições legislativas e autárquicas. Nos contratos lançados, destaque para a Linha Violeta do Metro de Lisboa por 600 milhões de euros.

Cursos de Economia e Gestão não escapam à tendência e também têm mais vagas sobrantes

Notas de entrada mais baixas do que no ano passado e mais vagas a transitar para a fase seguinte são os principais destaques nas áreas de Economia e Gestão da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A segunda fase do CNAES arrancou ontem e decorre até 3 de setembro. Vamos ver como acaba.
Exclusivo

Novo presidente da ASF, Gabriel Bernardino, ouvido no Parlamento a 9 de setembro

O parecer da Assembleia da República não é vinculativo, mas é obrigatório para que o futuro presidente da ASF possa ser oficialmente nomeado, através da aprovação de uma resolução no Conselho de Ministros. 

CTT suspendem envio de encomendas para os EUA

Os CTT juntam-se se a outros operadores europeus na suspensão, incluindo a  bpost (Bélgica), La Poste (França), Deutsche Post (Alemanha), entre outros. 

Energética dinamarquesa afunda com cancelamento de Trump

Orsted viu a construção de uma central offshore ser cancelada pela Casa Branca.

Elon Musk avança com ação judicial contra Apple e OpenAI

O CEO da Tesla e da SpaceX acusou a gigante sediada em Cupertino, na Califórnia, de favorecer a OpenAI, promovendo o ChatGPT ao topo das tabelas da App Store.

Israel: governo debate escalada militar com a sociedade a ‘pegar fogo’

O executivo liderado por Benjamin Netanyahu vai esta terça-feira debater qual será o grau da próxima intervenção militar em gaza. Nas ruas, vão multiplicar-se as manifestações em favor do regresso dos reféns.

Forbes lança primeira capa com inteligência artificial para apresentar ranking das 50 mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal

A primeira posição do ranking mantém-se inalterável: Paula Amorim volta a liderar como a Mulher Mais Poderosa dos Negócios em Portugal, seguindo-se na lista Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

Ações da Puma disparam com notícia sobre família Pinault estar a estudar venda de participação de 29%

As ações da Puma, que perderam mais de 60% do seu valor nos últimos dois anos, chegaram a subir 18% ao longo da sessão desta segunda-feira.

O exame à carga fiscal

2º maior peso no PIB do século foi atingido no ano passado. Após o forte agravamento de 2013, devido ao aumento de impostos do programa da troika, a carga fiscal manteve uma trajetória ascendente sustentada. Atingido o máximo histórico de 35,9% do PIB em 2022, a tendência deverá ser invertida este ano para 35,2%, menos 5 pp face a 2024, com medidas para famílias e empresas.

Peso do IRS ao nível mais baixo desde 2014

O contributo do IRS para a carga fiscal nunca foi tão baixo, atingindo os 6,2%. Mas fiscalistas alertam para os riscos deste alívio: intensifica a dependência em relação ao IVA e ao IRC.

Angola fecha acordos de 6,5 mil milhões com os Emirados Árabes Unidos

Visita do líder dos Emirados Árabes Unidos a Angola, que começou no domingo, está a servir de forte impulso às relações económicas bilaterais.

Mercados

Onda vermelha penaliza EDP Renováveis e Mota-Engil

A EDP Renováveis e a EDP estiveram entre as mais penalizadas no fecho da bolsa portuguesa na segunda-feira. Ventos adversos no setor justificam as desvalorizações de 3,08% e de 1,65%, de acordo com a research do Millennium.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O Banco de Portugal apresenta, esta terça-feira, os números mais recentes do investimento direto. Lá fora, o Eurostat divulga números do comércio internacional de mercadorias da UE.

Opinião

Ainda é do tempo em que as linhas de produção só existiam em formato físico?

Os Laboratórios Digitais representam mais do que o recurso a tecnologia, são um novo paradigma de gestão industrial. Criam um contexto favorável à redução de paragens não planeadas e desperdício, para além de diminuírem o consumo energético.

Hiroxima, 80 anos depois: a lição esquecida

A Europa, em particular, deveria olhar para Hiroshima com redobrada atenção. A guerra em solo europeu, na Ucrânia, carrega o risco de, por descuido ou por cálculos políticos equivocados, escalar para algo muito mais devastador do que imaginamos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.