A Otovo, líder europeu em marketplace para instalação de painéis solares e baterias residenciais, anunciou um acordo definitivo com a Swiss Life Asset Managers para a venda do seu portfólio de ativos de subscrição na Europa, num negócio avaliado em 105 milhões de euros.
Esta transação permitirá à Otovo assegurar financiamento imediato, reforçando a sua sustentabilidade a longo prazo.
O acordo abrange a venda de 88% dos ativos de subscrição da Otovo em vários países, incluindo Áustria, Alemanha, Polónia, França, Países Baixos, Bélgica, Espanha e Portugal.
A operação será dividida em duas fases: 50 milhões de euros correspondem à venda de ativos já instalados entre 2020 e 2024, com o primeiro fecho previsto para o primeiro trimestre de 2025, garantindo liquidez de cerca de 13 milhões de euros.
Os restantes 55 milhões referem-se a um acordo de venda contínua dos ativos que serão construídos entre 2025 e 2026.
Este movimento estratégico permitirá à Otovo financiar suas operações sem depender de recursos próprios e prevê uma margem bruta estimada de 32%. Embora a propriedade dos ativos seja transferida para a Swiss Life Asset Managers, a Otovo continuará a gerir o portfólio, mantendo a relação com os clientes inalterada.
Manuel Pina, diretor-geral da Otovo em Portugal, Espanha e França, destacou que “este acordo reforça a nossa capacidade de crescimento e investimento neste modelo inovador de subscrição”. A Otovo manterá uma participação de 11,69% no portfólio e a Swiss Life Asset Managers receberá 55,9 milhões de warrants da empresa.
Trata-se da primeira operação de ativos de energia solar residencial na Europa, abrangendo cerca de 6.000 sistemas solares residenciais e de baterias já instalados, bem como sistemas futuros.
Fundada em 2016 na Noruega, a Otovo opera em 13 mercados europeus, entre eles Portugal, consolidando-se como um player de referência no setor de energia solar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com