[weglot_switcher]

OYAK efetiva aquisição da Cimpor

Maior fundo de pensões turco, que realiza investimentos estratégicos em setores lucrativos, confirma aquisição da Cimpor. Os ativos da Cimpor em Portugal e em Cabo Verde vão assim para a ‘mão’ dos turcos, depois de, em 2012, terem sido comprados pela empresa brasileira InterCement.
18 Janeiro 2019, 15h23

O maior fundo de pensões da Turquia, o Ordu Yardimlasma Kurum (OYAK),  comunicou esta sexta-feira a aquisição de todos os ativos que compõem as Unidades de Negócio da Cimpor em Portugal e em Cabo Verde, na sequência da aprovação do negócio pela Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, no passado dia 10 de janeiro.

Apesar do valor da transação não ter sido divulgado, a Reuters noticiou, em dezembro do ano passado, que o negócio estaria avaliado em cerca de 700 milhões de euros. Questionadas pelo Jornal Económico, fontes próximas do processo, preferiram não tecer comentários neste momento.

O OYAK indicou em comunicado que irá integrar no seu portfolio as três fábricas e as duas moagens de cimento, as 20 pedreiras e as 46 centrais de betão localizadas em Portugal e em Cabo Verde. Já a marca Cimpor irá manter-se intacta, garantem os novos donos da Cimpor.

Em Portugal, a Cimpor tem capacidade para produzir cerca de nove milhões de toneladas de cimento através dos ativos em território nacional, três fábricas e duas moagens. No passado, antes de ser vendida aos brasileiros da InterCement em 2012, a Cimpor foi uma das maiores multinacionais portuguesas, com presença em 12 mercados estrangeiros.

“A aquisição da Cimpor tem o claro propósito de fazer da Cimpor novamente uma grande empresa, tendo em conta o conhecimento acumulado pelos seus colaboradores nos últimos 46 anos. Queremos posicionar-nos, em conjunto com a Cimpor, para sermos um dos principais players mundiais na indústria do cimento”, garantiu Suat Calbiyok, diretor-Geral da OYAK Cement Group em comunicado.

Através da Oyak Cement, uma empresa que opera na área de cimentos detida pelo grupo turco, a Oyak desenvolve atividades económicas na área de cimentos na Turquia, onde tem sete fábricas integradas de cimento, 45 centrais de betão pronto e ainda três moagens de cimento, com uma capacidade produtiva de 12 milhões de toneladadas por ano.

 

 

(atualizada às 15h50)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.