[weglot_switcher]

Passes ‘low cost’ podem tirar 42 mil carros de Lisboa

“Até agora vendiam-se cerca de 550 mil passes na Área Metropolitana de Lisboa. Um aumento de 10% na procura”, afirma o vereador da Mobilidade e Segurança na Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar.
30 Março 2019, 09h29

A redução tarifária nos passes da Grande Lisboa, que arranca na próxima semana, pode colocar mais 55 mil pessoas a andar de transportes públicos e, assim, retirar cerca de 42 mil automóveis das estradas desta área metropolitana.

A estimativa “conservadora”, referente a uma primeira fase destes descontos, é apresentada ao “Expresso” pelo vereador da Mobilidade e Segurança na Câmara Municipal de Lisboa.

“Até agora vendiam-se cerca de 550 mil passes na Área Metropolitana de Lisboa. Um aumento de 10% na procura dos transportes públicos em resultado da redução das tarifas significa ter mais 55 mil passes vendidos”, disse o vereador Miguel Gaspar a este semanário.

O responsável da autarquia referiu ainda que existem estudos que apontam para um impacto superior, na ordem dos 10% e dos 20%. “Ou seja, o aumento pode ir dos 55 mil aos 110 mil novos passes”, explicou Miguel Gaspar.

De acordo com o jornal do grupo Imprensa, haverá também mais espaço livre na zona da capital portuguesa, que poderá ser equivalente a dez jardins da Estrela. Isto acontece porque cada lugar de estacionamento tem, em média, 12 metros quadrados (m2), logo, esses 42 mil carros permitem libertar 504 mil m2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.