A redução tarifária nos passes da Grande Lisboa, que arranca na próxima semana, pode colocar mais 55 mil pessoas a andar de transportes públicos e, assim, retirar cerca de 42 mil automóveis das estradas desta área metropolitana.
A estimativa “conservadora”, referente a uma primeira fase destes descontos, é apresentada ao “Expresso” pelo vereador da Mobilidade e Segurança na Câmara Municipal de Lisboa.
“Até agora vendiam-se cerca de 550 mil passes na Área Metropolitana de Lisboa. Um aumento de 10% na procura dos transportes públicos em resultado da redução das tarifas significa ter mais 55 mil passes vendidos”, disse o vereador Miguel Gaspar a este semanário.
O responsável da autarquia referiu ainda que existem estudos que apontam para um impacto superior, na ordem dos 10% e dos 20%. “Ou seja, o aumento pode ir dos 55 mil aos 110 mil novos passes”, explicou Miguel Gaspar.
De acordo com o jornal do grupo Imprensa, haverá também mais espaço livre na zona da capital portuguesa, que poderá ser equivalente a dez jardins da Estrela. Isto acontece porque cada lugar de estacionamento tem, em média, 12 metros quadrados (m2), logo, esses 42 mil carros permitem libertar 504 mil m2.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com