A PepsiCo e a Fertiberia uniram esforços para lançar um programa inovador que visa reduzir as emissões na cultura da batata em Portugal. Este programa utiliza os fertilizantes da linha Impact Zero da Fertiberia, que é a primeira a ser produzida globalmente a partir de hidrogénio verde, substituindo o gás natural, e adota técnicas de agricultura de precisão.
A aplicação destes fertilizantes com baixo teor de carbono, que abrange 400 hectares de cultivo de batata, resulta numa diminuição das emissões de cerca de 15%.
O amoníaco verde, utilizado na produção, é obtido através da substituição do hidrogénio convencional por hidrogénio verde, assegurando soluções de nutrição vegetal com uma pegada de carbono reduzida. A Fertiberia produz este amoníaco verde no seu centro de produção em Puertollano, Espanha, que é a primeira fábrica de hidrogénio verde para uso industrial na Europa.
Esta iniciativa representa um passo significativo na descarbonização do setor primário, contando com a colaboração de agricultores locais. As técnicas de agricultura de precisão permitem otimizar a utilização de fertilizantes, com base em informações detalhadas sobre o estado das culturas.
O projeto, que teve início em Espanha em 2023, já apresenta resultados positivos, permitindo a expansão da área cultivada com fertilizantes de baixo carbono.
Christian Cerezo, Diretor de Agricultura da PepsiCo para o Sudoeste da Europa, expressou entusiasmo com a chegada do projeto a Portugal, destacando a importância de reduzir as emissões associadas aos fertilizantes e à agricultura, que constituem uma parte significativa das emissões totais da empresa.
Alfredo Segura, Diretor Comercial da Fertiberia, enfatizou a mudança de paradigma no setor agroalimentar com a implementação do Impact Zero, sublinhando o potencial do hidrogénio verde para promover uma agricultura mais sustentável.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com