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Pestana alarga rede de pousadas no Algarve

Vai ser a quarta pousada do Grupo Pestana no Algarve, a primeira no Sotavento. A pousada de Vila Real de Santo António exige um investimento de três milhões de euros e deverá abrir no próximo verão.
27 Maio 2017, 19h00

O Grupo Pestana anunciou esta semana um investimento de cerca de três milhões de euros numa nova pousada a abrir na Vila Real de Santo António, junto à fronteira com Espanha. Será a quarta pousada e a 17ª unidade hoteleira do grupo nesta região do país, embora seja a primeira no Sotavento algarvio, marcando uma aposta num destino muito procurado por portugueses e espanhóis.

“Vamos investir três milhões de euros na pousada de Vila Real de Santo António. Nós vamos fazer tudo para inaugurar esta unidade no verão de 2018, localizada na praça central. De acordo com os nossos timings, o compromisso é abrir esta pousada no final de junho de 2018. Mas estamos dependentes de outras entidades, porque temos de proceder à adaptação do interior dos edifícios, uma vez que as fachadas vão manter-se inalteradas”, explica José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, em declarações ao Jornal Económico.

A transformação em unidade hoteleira irá exigir a aprovação da autarquia local. Também serão necessárias aprovações dos serviços de Turismo e da Proteção Civil, em particular dos bombeiros. “Se conseguirmos obter essas aprovações entre julho e agosto, podemos depois entregar os projetos de especialidades e logo depois começar a obra. A obra deve demorar entre sete e oito meses”, adianta José Theotónio.

O CEO do Grupo Pestana acrescenta que a nova pousada vai ter 57 quartos, 114 camas, porque são todos quartos duplos. Haverá uma parte dedicada à restauração e à gastronomia, com um restaurante. Serão gerados 30 novos postos de trabalho. “Num outro edifício adjacente, existe a possibilidade de adaptar esse espaço para a realização de eventos e reuniões, para quebrar a sazonalidade da região”, adianta aquele responsável, destacando que essa questão está a ser negociado com a autarquia local.

José Theotónio esclarece que a procura de turismo em Vila Real de Santo António é mais homogénea do que em outras regiões do Algarve porque não está só direcionada para a praia. “Se considerarmos que prevemos numa primeira fase uma taxa de ocupação de 50%, prevemos receitas de cerca de um milhão de euros com esta nova pousada nessa fase de arranque”, revela José Theotónio.
O CEO do Grupo Pestana sublinha que, “como em todas as pousadas, apostamos muito forte nos turistas portugueses e espanhóis”. Os outros mercados emissores fortes das Pousadas são o americano e o brasileiro, que não são preponderantes em Vila Real de Santo António.

“O mercado de turismo de Vila Real de Santo António tem uma natureza muito especial no inverno. Tem muita procura dos mercados holandês e escandinavo, que não estão propriamente virados para o segmento das pousadas, preferem a oferta hoteleira mais direcionada para a praia, mas sabemos que quando um mercado começa a conhecer um destino, a procura intensifica-se”, defende José Theotónio.
A oportunidade desta nova pousada surgiu há vários anos. “Temos estado há anos em negociações com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. O grupo tem várias unidades no Algarve, mas nenhuma em Vila Real. Neste caso, vimos que era melhor levar uma das nossas submarcas, a Pousadas de Portugal. Existe muita oferta hoteleira em Monte Gordo e em Cacela, mas a pousada será uma proposta complementar e diferenciadora em relação ao que já existe e que abre novos segmentos de oportunidade. Penso que é bom para todos”, defendeu o CEO do Grupo Pestana.

Com 33 pousadas no fim de 2106, o Grupo Pestana teve um aumento de 19,9% nas receitas neste segmento no ano passado, embora não tenha revelado os respetivos valores absolutos. Houve um crescimento de 23,2% em quartos e de 14,7% nas receitas relacionadas com a restauração. Registou-se um total de cerca de meio milhão de clientes em 2016: 30% portugueses e 70% estrangeiros.

Ao fim de quatro décadas, o Grupo Pestana tem e gere 87 unidades hoteleiras em Portugal e no estrangeiro, e ainda seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico, 13 empreendimentos Vacation Club, uma companhia de aviação charter e um operador turístico, com o objetivo de oferecer produtos completos e mais atrativos. Na indústria e nos serviços, o grupo de Dionísio Pestana participa na Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, gestora do Centro Internacional de Negócios da Madeira e na Empresa de Cervejas da Madeira. Em 2015, último exercício de que existem dados disponíveis, o volume de negócios do grupo foi de 432 milhões de euros.

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