[weglot_switcher]

Pestana: lucros derrapam 4% para 105 milhões em 2023

Pestana Hotel Group obteve um resultado líquido de 105 milhões de euros em 2023, menos 4% que no ano anterior, anunciou hoje o presidente executivo, lembrando que em 2022 o grupo tinha contado com uma mais-valia extraordinária.
23 Abril 2024, 13h22

O lucro do grupo Pestana desceu 4% para 105 milhões de euros em 2023, face aos 109,5 milhões do ano anterior. A descida, explica o grupo em comunicado, fica a dever-se ao facto de os resultados do ano de 2022 compreenderem a venda, em maio desse ano, do Pestana Blue Alvor, um resort de cinco estrelas e 500 quartos, à espanhola Azora.

Ao contrário, as receitas subiram 23% para 557 milhões de euros em 2023, adiantou o gestor, citado pela imprensa, o CEO, José Theotónio. “O crescimento das receitas foi impulsionado pela hotelaria, que representa 67% da receita total do grupo, mas também pela área imobiliária, que opera sob a marca Pestana Residences, e que conta com um peso de 16%”, adiantou a empresa, em comunicado.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) atingiu os 189 milhões de euros, menos 5% que em 2022.

Em 2023, o investimento do grupo ascendeu aos 85 milhões de euros. A renovação dos hotéis Pestana Vila Lido Madeira e Pestana Blue Alvor Beach, e a aquisição do empreendimento turístico Vila Sol, em Vilamoura, foram os factos mais relevantes a contribuírem para aquele valor no final de 2023.

Apesar dos desafios de 2023, o grupo decidiu já este ano aumentar, no mínimo, em 5% os salários para todos os trabalhadores e subir a remuneração mínima em cerca de 10%, para os 1.100 euros, incluindo o valor do subsídio de refeição.

“A melhoria das condições salariais acima do imposto por lei e o acesso a inúmeros benefícios proporcionados pelo Pestana Hotel Group constituem uma forma de agradecimento pelo empenho das nossas equipas, que num ano de novos recordes na  nossa atividade, asseguraram a manutenção de níveis elevados de qualidade no serviço e de satisfação dos clientes. Este ano foi ainda definido oferecer a todos os colaboradores, além do seguro de saúde, do apoio psicológico e do acesso às iniciativas da Pestana Academy, um aumento para 50% no desconto em todas as unidades Pestana e Pousadas de Portugal”, disse na altura o CEO do Pestana Hotel Group, José Theotónio.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.