[weglot_switcher]

Petrogal, Volkswagen Autoeuropa e Navigator lideram ranking das empresas exportadoras

“A Navigator é a empresa que gera maior Valor Acrescentado Nacional e a terceira maior exportadora portuguesa”, destaca a empresa em comunicado.
7 Maio 2024, 14h04

O ranking do INE revela um top 10 das principais exportadoras e importadoras em Portugal.

No que toca às exportadoras, a liderança cabe à Petrogal; depois segue-se a Volkswagen Autoeuropa; e em terceiro lugar surge a The Navigator Company. Em comunicado a papeleira revela que o ranking do INE realça o perfil exportador da companhia, que ocupa o terceiro lugar na lista.

“A Navigator é a empresa que gera maior Valor Acrescentado Nacional e a terceira maior exportadora portuguesa”, destaca a empresa em comunicado.

“Esta é uma posição que a companhia ocupa há vários anos, pela valorização do papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil e linear para um modelo de bioeconomia circular de base florestal, mas também pelo elevado valor socioeconómico ao longo do seu ciclo produtivo com forte incorporação local: em 2023, dos mais de 7.500 fornecedores, 73% são nacionais”, sublinha a Navigator.

Em comunicado a The Navigator Company realça que “volta a ocupar uma posição de destaque na lista das empresas exportadoras, levando os seus bioprodutos de base florestal a mais de 3.900 locais de entrega em todo o mundo, em cerca de 130 países”.

Em nome da inovação e diversificação, o grupo é já um dos maiores produtores de energia renovável e sustentável. No ano passado, totalizou 1.436 GWh de energia elétrica – 3% da produção nacional -, dos quais 76% a partir de fontes de energia renovável. “Numa perspetiva de médio-longo prazo, a Navigator continua a analisar a atratividade de avançar com a produção de combustíveis líquidos e investir em green fuels, tanto em biofuels como em e-fuels ou combustíveis sintéticos”.

“A geração de emprego e de rendimento no País faz com que seja a empresa com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional entre as exportadoras, representando aproximadamente 1%, do PIB nacional, cerca de 2,5% das exportações portuguesas de bens, e perto de 6% do total da carga contentorizada exportada pelos portos nacionais, além de proporcionar mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos”, segundo dados da Navigator.

A empresa utiliza os 6 portos nacionais para transportar os seus produtos para mais de 190 portos de destino, reforçando também sua posição como o principal exportador de carga contentorizada da Península Ibérica.

Por outro lado, a Navigator está presente nos cinco continentes e por isso “alcança a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas e afirma-se como uma das marcas mais fortes de Portugal no mundo, destacando-se como a principal exportadora de produtos premium em todos os segmentos, incluindo pasta, papel, embalagem e tissue”. A presença global, com destaque para Europa e Estados Unidos, é assegurada por uma rede internacional de subsidiárias comerciais.

Em quarto lugar neste ranking das empresas exportadoras surge a Continental Mabor – Indústria de Pneus; seguindo-se a Bosch Car Multimedia Portugal; a Aptivport Services; a Eli Lilly Export; a Visteon Electronics Corporation; a Faurécia – Sistemas de Escape Portugal e a Purem Tondela.

Depois no Top 10 das principais importadoras em Portugal, surge em primeiro lugar a Petrogal; seguida da Volkswagen Autoeuropa e em terceiro lugar surge a Eli Lilly Export de produtos farmacêuticos.

O ranking é ainda composto pela Lidl & Companhia (em 4º lugar); o Pingo Doce – Distribuição Alimentar (5º); a Siva – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (6º); a Bosch Car Multimedia Portugal (7º); Galp Gás Natural (8º); a Mercedes-Benz Portugal (9º) e a Itx Portugal – Confeções em 10º.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.