[weglot_switcher]

Piaget lança licenciatura em Educação Social e aumenta oferta em Almada

A nova licenciatura, para a qual estão abertas as candidaturas, surge num contexto de reestruturação de toda a área da educação do Instituto.
24 Agosto 2020, 17h01

O Instituto Piaget vai abrir no ano letivo 2020/2021 uma nova licenciatura em Educação Social, a lecionar no pólo universitário de Almada. Especialmente vocacionado para quem gosta de relações humanas e de intervir no campo social, o novo curso surge num contexto de reestruturação de toda a área da educação do Instituto, de forma “a manter os seus cursos sempre atualizados”. No âmbito desta reestruturação insere-se igualmente a renovação do plano de estudos da licenciatura de Educação Básica.

A licenciatura de Educação Social reforça a componente social, na qual o Piaget de Almada oferecia já os Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Gerontologia, de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário e a pós-graduação de Gestão de Serviços de Economia Social.

“Os futuros educadores sociais serão profissionais formados a partir de uma multiplicidade de experiências e referenciais, desde a pedagogia social, psicologia, sociologia, gerontologia e empreendedorismo social”, explica o Piaget em comunicado.

O Instituto destaca o papel crescente dos educadores sociais na sociedade portuguesa, designadamente no trabalho junto de pessoas e comunidades em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social, visando a sua promoção e integração. “A mais-valia destes profissionais é que são formados para lidar com pessoas e populações com situações de vida, na maioria das vezes, complicadas, não num registo assistencialista, mas orientado para a mudança e transformação positiva. Um trabalho que é feito através da utilização de ferramentas e atividades pedagógicas, vocacionado sobretudo para quem gosta de se integrar em equipas multidisciplinares”, destaca o documento.

Em termos de saídas profissionais, as alternativas incluem as áreas educativas da administração central, regional ou autárquica, hospitais e centros de saúde, centros de dia, lares de idosos, creches e jardins de infância, ludotecas, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento e comissões de proteção, entre muitos outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.