[weglot_switcher]

PJ faz busca a laboratórios de análises depois de jogador de futebol ter viajado para o estrangeiro com Covid-19 (com áudio)

As buscas estão a ser realizadas em dezenas de domicílios e laboratórios no Porto e no Algarve por suspeitas de falsificação de testes à Covid-19. Segundo o “Correio da Manhã”, o jogador em causa é o futebolista Nakajima do FC Porto.
Cristina Bernardo
20 Maio 2021, 10h47

A Polícia Judiciária está hoje a realizar buscas a laboratórios de análises clínicas no Algarve e no Porto. A investigação teve início quando um jogador de futebol profissional, não identificado, viajou para o estrangeiro alegadamente infetado com Covid-19.

A “SIC Notícias” revela que em causa estão suspeitas de falsificação de testes à Covid-19. Já o “Correio da Manhã” avança que o jogador em causa é Shoya Nakajima do FC Porto, que se encontra emprestado ao Al Ain dos Emirados Árabes Unidos.

“No âmbito de um inquérito dirigido pelo DCIAP, decorrem, esta quinta-feira, cerca de uma dezena de buscas designadamente domiciliárias e a laboratórios de análises clínicas”, segundo comunicado divulgado pela PJ.

A operação conta ainda com a colaboração de elemento do INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge para “pesquisa, análise e eventual apreensão de documentação e outra matéria probatória, a ser posteriormente analisada”.

Na origem desta investigação está uma “viagem de avião, para o estrangeiro, realizada por jogador de futebol profissional, alegadamente infetado com Covid-19, atuação suscetível de configurar a prática de crime de propagação de doença, alteração de análise ou de receituário, previsto e punido pelo art.º 283° n.º 1 als. a) e b) do Código Penal com pena de prisão de um a oito anos”, de acordo com a PJ.

Recorde-se que a PJ está também a realizar hoje buscas no FC Porto e no Portimonense, precisamente no Porto e no Algarve.

Segundo a “Sábado” e a “TVI 24”, em causa estão suspeitas de da prática de fraude fiscal, falsificação de documento e branqueamento de capitais, entre outros crimes.

As autoridades suspeitam dos negócios envolvendo a transferência de vários jogadores entre os dois clubes: Danilo Pereira, Paulinho, Galeno, Fede Varela, Rafa Soares ou Everton.

As buscas envolvem também o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e também o empresário que controla o Portimonense, Teodoro Fonseca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.