[weglot_switcher]

Plataforma do ISCTE “Atlas do Poder Local” ajuda a votar no dia 12

“Pode-se analisar, ao longo de quase meio século, quais foram os resultados eleitorais, explorar indicadores neste ou naquele domínio em cada concelho – e depois comparar esses indicadores com os de outros concelhos, sejam eles vizinhos ou de regiões diferentes”, afirma a diretora-executiva do IPPS do ISCTE.
eleições_legislativas_voto_urna_votar
Mário Cruz/Lusa
10 Outubro 2025, 06h33

A plataforma disponibilizada pelo IPPS-ISCTE, o “Atlas do Poder Local,” lançado a 3 de outubro, no início da campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas, já registou 150 mil visitas.

Na plataforma “qualquer cidadão pode ter informação sobre a evolução do mercado de trabalho, do preço da habitação, da pobreza ou da taxa de natalidade em cada concelho e cruzar essa informação com os resultados eleitorais autárquicos”.

“Uma explicação para a elevada adesão ao Atlas do Poder Local é disponibilizar informação de base concelhia que apode ajudar a decidir o voto de domingo”, afirma Isabel Flores, diretora-executiva do IPPS do ISCTE.

“Pode-se analisar, ao longo de quase meio século, quais foram os resultados eleitorais, explorar indicadores neste ou naquele domínio em cada concelho – e depois comparar esses indicadores com os de outros concelhos, sejam eles vizinhos ou de regiões diferentes”, afirma a diretora-executiva do IPPS do ISCTE. “Pode-se filtrar esses dados para o conjunto do território nacional ou por NUTS II, ou colocá-los em perspetiva com as alternâncias no poder nos municípios”.

A plataforma do Atlas do Poder Local divide-se em três seções.  Na secção “Indicadores por município”, podem ser consultados os resultados das eleições autárquicas mais recentes e explorados indicadores estatísticos para cada território.

Na seção “Indicadores por partido”, pode ser conhecido o valor médio de vários indicadores estatísticos para cada partido nos municípios em que assumiu a presidência da Câmara Municipal. E há também um “Arquivo de eleições autárquicas”, onde se pode explorar no mapa a força política vencedora das eleições autárquicas e consultar os respetivos resultados eleitorais desde 1976.

O Atlas do Poder Local é também um retrato da vida política de cada autarquia nas últimas décadas, permitindo a quem entra no site associar a evolução dos indicadores nas diversas áreas com os partidos que, em cada momento, lideraram as câmaras municipais.

Com coordenação do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais – IPPS do ISCTE, em parceria com o Colabor e as sondagens ICS-ISCTE, a plataforma permite explorar os indicadores estatísticos dos 308 concelhos do país.

Podem ser comparados os desempenhos médios dos partidos nas autarquias que governaram, pode-se percorrer o arquivo completo das eleições autárquicas desde 1976 ou visualizar a evolução das forças políticas em cada município.

“O Atlas do Poder Local é uma forma acessiva e gratuita, muito intuitiva e funcional, de os portugueses conhecerem melhor os seus concelhos e, em função disso, ajuda a que possam decidir o seu sentido de voto nas eleições do próximo dia 12 de outubro de uma maneira mais informada, baseada em dados objetivos”, afirma Isabel Flores que assegura que esta será uma das explicações para um número tão alto de visitas ao Atlas durante os seus primeiros dias de vida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.