O Governo reuniu-se, na segunda-feira, com associações e sindicatos de polícias, tendo discutido sobre a progressão nas carreiras e aumentos salariais. Ao Jornal Económico (JE), o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Santos, disse que espera que as negociações tragam aumentos salariais.
“A reunião correu relativamente bem, uma vez que foi uma reunião preparatória do processo negocial, ou seja, foram apresentadas, pelo Ministério da Administração Interna, as datas em que vão ocorrer as próximas reuniões, o método e formato das negociações e as matérias que vão ser abordadas”, sublinhou Paulo Santos.
O dirigente da ASPP recordou que “o processo negocial começou ontem e surge do acordo que celebramos, em julho passado, também com este Governo relativamente à questão do suplemento policial, onde, por exigência dos sindicatos, celebraram um acordo para além dos 300 euros de aumento no nosso suplemento de condição policial”.
Segundo Paulo Santos, agora deveria “iniciar em 2025 um processo para revisão das carreiras, das tabelas remuneratórias e também dos suplementos”.
Por enquanto, “ficou já acordado um processo negocial junto do Governo a criar condições para aquilo que é a realidade da PSP”. Além disso, Paulo Santos disse que a associação pediu à ministra da Administração Interna que, antes da próxima reunião, “pudesse já ter alguma noção para quando da resolução dos serviços remunerados em atraso”.
“Perspetivamos que este processo negocial em 2025 possa trazer aumentos salariais”, referiu, acrescentando que “agora aguardamos as propostas do Governo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com