[weglot_switcher]

Pompeo e Pence a caminho de Ankara para discutir ofensiva Turca no nordeste da Síria

O vice-presidente e o secretário de Estado dos EUA vão viajar para a Turquia esta noite para discutir a Operação Primavera da Paz da Turquia e a situação na Síria.
15 Outubro 2019, 21h23

O presidente Donald Trump anunciou, esta terça-feira, que o vice-presidente Mike Pence e o secretário de Estado Mike Pompeo vão viajar para a Turquia amanhã para discutir a Operação Primavera Segura e a situação militar na Síria.

Mike Pence irá sentar-se à mesa com o presidente Recep Tayyip Erdoğan, na quinta-feira, e negociar um um cessar-fogo na Síria, alertando também sobre as sanções que os EUA irão impor contra a Turquia caso a ofensiva na Síria continue a avançar.

“O governo está decidido em manter a segurança na região, a segurança dos civis e a detenção contínua de combatentes do ISIS”, declarou a Casa Branca em comunicado.

A completar a comitiva norte-americana integra também o consultor de Segurança Nacional Robert O’Brien e o enviado especial de Trump anti-Daesh, James Jeffrey.

Conselho de Segurança discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Os membros europeus do Conselho de Segurança da ONU pediram uma nova reunião à porta fechada sobre a ofensiva militar turca na Síria que deve realizar-se na quarta-feira, disseram hoje fontes diplomáticas à agência France Presse.

A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.

Uma primeira reunião na quinta-feira revelou as divisões do Conselho e resultou numa declaração apenas dos europeus que pediam uma suspensão da ofensiva de Ancara.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.