[weglot_switcher]

Portal de Financiamento: todos os apoios públicos às PME numa só plataforma

Com o lançamento do Portal do Financiamento, toda a informação agregada ficará acessível através da página do IAPMEI, disponibilizando as soluções de financiamento e capitalização para PME e Mid Cap.
18 Setembro 2019, 07h46

Acaba de ser lançado o Portal do Financiamento, uma iniciativa conjunta do uma iniciativa conjunta do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e do Ministério da Economia, que apresenta numa só plataforma o conjunto de soluções de financiamento com apoio público, para apoiar as empresas, em especial as PME, nas diversas fases de atividade e investimento.

Veja o vídeo sobre como funciona o portal.

O Portal, inserido no Programa Capitalizar, para além de pretender “facilitar o acesso a toda a informação sobre financiamento mas sobretudo ajudar a que cada empresa encontre a melhor solução de financiamento para a sua situação em concreto, pretende-se desta forma mudar de uma ótica de oferta para a ótica da procura, colocando no centro o empresário e as suas necessidades concretas”, afirmou Nuno Mangas, presidente do conselho diretivo do IAPMEI, no lançamento do Portal.

Fruto de uma candidatura ao SAMA – Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública e contando com o apoio financeiro do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), esta solução foi concebida em função do perfil do investidor e das características do negócio.

Neste espaço, acessível através da página do IAPMEI, são apresentadas várias soluções de financiamento, estruturadas em função das necessidades das empresas (PME e Mid Cap) e das suas estratégias de investimento (expansão, exportação, capitalização, etc.), da dimensão empresarial ou do setor de atividade.

As diferentes soluções de financiamento envolvem o crédito com Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, Business Angels, Fundos de CoInvestimento, Fundos de Investimento Imobiliário, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e à capitalização das empresas.

Instituições financeiras apoiam 70 mil empresas nos últimos três anos

A implementação do Portal é da responsabilidade do IAPMEI, mas tal como sublinhou Nuno Mangas, o projeto resulta de um trabalho de parceria com as instituições que integram o Conselho de Coordenação das Instituições Financeiras, presidido por Beatriz Freitas, designadamente o IFD, PME Investimentos, Portugal Ventures, SPGM, Turismo de Portugal e Turismo Fundos.

Recordando que todas as entidades que compõem o Conselho de Coordenação das Instituições Financeiras têm por missão canalizar os seus recursos à promoção de instrumentos financeiros para as empresas nacionais, Beatriz Freitas, reforçou que o Portal agora lançado é “um parceiro das empresas que reúne todas as soluções existentes no mercado e contribui de forma permanente para uma maior eficiência no conhecimento, gestão e alocação de recursos”.

Segundo a responsável, nos últimos três anos e meio estas entidades apoiaram cerca de 70 mil empresas num total de financiamento à economia de cerca de 8300 milhões de euros. Contudo, entende que a dinâmica de atuação destas entidades no mercado nacional acaba por promover uma dispersão e algum desconhecimento quanto às soluções relativas ao financiamento de empresas e de projetos empresariais por parte dos destinatários. Logo, considera que este modelo de coordenação estratégico, que nasceu com o objetivo de implementar medidas de articulação que eliminem “eventuais sobreposições, identificando e colmatando falhas de mercado na oferta de produtos financeiros, a fim de tornar as respetivas atividades mais eficientes” permite  que as empresas ganhem a capacidade de decidir a escolha dos instrumentos existentes no mercado que mais se adequam aos seus objetivos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.