Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
“A revolução das exportações que os nossos filhos estudarão”. É assim que classifica a Arcano Partners o potencial português para se tornar num dos hubs de negócios da Europa, aproveitando vantagens comparativas face aos restantes Estados-membros. Baixa exposição energética à Rússia, uma população numa tendência de reforço das competências e com bons conhecimentos de inglês profissional e a ausência de risco cambial beneficiam o país, onde muitos dos riscos estruturais se têm corrigido nos últimos anos.
Para a análise da unidade de research do banco de investimento espanhol, Portugal mostra as características necessárias para se tornar no caso de sucesso mais recente da zona euro, começando precisamente pela integração no bloco da moeda única. Como explica ao JE a líder da unidade de pesquisa para Portugal, Beatriz Cortez de Lobão, tal coloca o país à frente de outras economias equiparáveis que também têm vindo a ganhar terreno nos últimos anos.
“Se um alemão quiser pôr uma fábrica em Portugal, tem uma vantagem em relação à Polónia, por exemplo, que tem o zloty e isso traz muitos problemas de câmbio”, ilustra a economista. Mantendo a comparação com os países do antigo bloco de Leste, Portugal mostra ainda uma exposição a energia russa muito mais baixa e conhecimentos médios de inglês profissional bastante mais robustos, conferindo duas vantagens claras na atração de investimento direto estrangeiro.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com