As Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) distinguiram Portugal com o Prémio 2025 Task Force Award da United Nations Inter-Agency Task Force on the Prevention and Control of Non-Communicable Diseases (Departamento das Nações Unidas para a Prevenção e Controlo das Doenças não Transmissíveis).
Este prémio distingue os países que se destacaram no controlo e na prevenção da obesidade. Assim, este galardão reflete o compromisso de Portugal e da Direção Geral da Saúde (DGS) com a saúde pública, com a promoção de uma alimentação saudável.
Entre as medidas que Portugal tem implementadas para esta promoção, destacam-se a adoção de uma legislação pioneira na Europa que restringe a publicidade a alimentos não saudáveis dirigida a crianças, a introdução do imposto sobre as bebidas açucaradas, a definição de legislação para a oferta alimentar nas escolas e em outras instituições públicas e o acordo nacional para a reformulação de produtos alimentares.
Em comunicado o Ministério da Saúde refere que o país foi também reconhecido pelo “papel de liderança que tem desempenhado a nível europeu e internacional, através da coordenação, desde 2016, da WHO European Action Network on Reducing Marketing Pressure to Children, bem como pela participação em redes e projetos da OMS e da União Europeia, que reforçam a cooperação multissetorial para combater a obesidade e promover escolhas alimentares mais saudáveis”.
O prémio foi entregue na passada sexta-feira à secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, em Nova Iorque num evento à margem da 80º Assembleia Geral das Nações Unidas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com