[weglot_switcher]

Portugal é o 16º melhor país da Europa para startups (com áudio)

Lisboa, Porto e Braga destacam-se no pódio das cidades portuguesas para os empreendedores. Ainda assim, segundo o ranking da HelloSave, foi Leiria que mais subiu no ranking. Na lusofonia, Brasil foi ultrapassado por Portugal.
20 Junho 2023, 10h49

Portugal é o 16º melhor país europeu para startups e o 26º do mundo, de acordo com uma análise da empresa de comparação de produtos financeiros HelloSafafe, divulgada esta terça-feira. O país mais a Ocidente da Europa destaca-se nas áreas de marketing e vendas, comércio eletrónico e retalho e software e dados.

No Velho Continente, à frente de Portugal estão o Reino Unido, a Suécia, a Alemanha, a França, os Países Baixos, a Suíça, a Finlândia, a Estónia, a Espanha, a Irlanda, a Lituânia, a Dinamarca, a Bélgica, a Noruega e a Áustria.

Na lusofonia, Portugal também sobressaiu por ter ultrapassado o Brasil, que perdeu uma liderança, e chegado à liderança dos países de língua portuguesa, segundo o ranking da HelloSafe através de dados da Startup Blink.

A capital, como tem vindo a ser habitual, mantém o dinamismo do ecossistema, essencialmente no sector de marketing e vendas. Aliás, Lisboa continua na lista das 100 melhores cidades do mundo e até subiu 21 posições na tabela, passando do 83.ª lugar em 2022 para 62.ª em 2023.

“As primeiras posições mundiais, continuam com as cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres. (…) Na classificação entre as cidades europeias, Lisboa ocupa a 16ª posição. Capitais como Londres, Paris e Berlim estão muitos pontos a frente. Já Roma não aparece entre as 20 mais bem classificadas”, lê-se no relatório da HelloSafe.

Por cá, Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Aveiro e Funchal são as cidades com melhor pontuação – mais precisamente 10.232, 4.399, 733, 449, 321 e 233 respetivamente – e encabeçam a lista em Portugal continental e ilhas.

O maior crescimento foi claramente o de Leiria, que em 2021 nem sequer aparecia na tabela global, ano seguinte surgia na 965ª posição e em 2023 saltou 326 posições para o 639ª lugar no mundo.

Trata-se da cidade onde nasceram empresas como a Sound Particles, por detrás da tecnologia de som de vários filmes de Hollywood, a seguradora digital Lovys ou a cleantech CO2offset.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.