A Decathlon esclareceu esta segunda-feira que não vai encerrar qualquer loja em Portugal, ao contrário do que foi noticiado no fim de semana pelo jornal espanhol “El Economista”.
A publicação económica espanhola noticiou que o grupo de equipamento desportivo francês preparava-se para encerrar 90 lojas nos principais mercados europeus, mapa em que Portugal se insere, tal como França, Itália, Alemanha e Espanha. O “El Economista” garantia que a marca francesa pretendia um encaixe de 600 milhões de euros com esta operação.
No entanto, a Decathlon internacional enviou uma nota ao Jornal Económico em que se pode ler que a operação em causa “não terá qualquer impacto na atividade das nossas lojas, nem dos nossos colaboradores”. A operação em causa, apurou o JE, tratar-se-á de uma venda dos edifícios onde estão implantadas algumas lojas e posterior aluguer dos mesmos (conhecida como sale and leaseback). Não está claro neste momento a quem é que a Decathlon pretende vender os edifícios nem se o comprador já está escolhido.
Para esta operação, o jornal espanhol avança que a empresa francesa, que é filial do grupo francês Mulliez, conta a assessoria da Evershed Sutherland para aquela que é designada de uma “operação de grande envergadura” levada a cabo com o investidor norte-americano Realty Income.
O “El Economista” escrevia que a decisão coube à nova CEO da Decathlon, Bárbara Martín Coppola (que assumiu há um ano a liderança), e que se inseria na nova política da empresa de dar prioridade ao negócio online, com uma dinamização da divisão digital de vendas. Além disso, acrescentava o jornal, a madrilena que assumiu os destinos da Decathlon (depois de gerir o Ikea) quer acabar com as dezenas de marcas próprias que a Decathlon dispõe atualmente. Sobre esse assunto, a Decathlon nada mais disse.
A Decathlon está presente em 72 países em todo o mundo e conta com mais de 1.750 lojas que dão emprego a 105 mil funcionários. Esta cadeia francesa de estabelecimentos de material desportivo teve sempre o seu modelo de negócio assente em grandes espaços comerciais: a primeira loja abriu em Lille em 1976 e só dez anos depois, a Decathlon abriria a sua primeira loja fora das fronteiras francesas (Alemanha, Espanha, Reino Unidos, Estados Unidos, México e Canadá.
A notícia, publicada originalmente às 15:55 de domingo, foi atualizada às 13:00 de segunda-feira, 18 de dezembro, com a posição da Decathlon que esclarece que não irá encerrar qualquer loja.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com