[weglot_switcher]
1236570
Em Foco

Portugal tem quinta eletricidade mais baixa da UE para a indústria e isso é chave para atrair centros de dados

Miguel Stilwell d’Andrade deixou vários elogios a Portugal e defende que o país tem boas condições para receber mais indústria, como centros de dados, com o preço da eletricidade e o domínio das renováveis a serem vantagens competitivas do retângulo. Companhia já está à procura dos locais ideais para instalar estes centros.

Atualidade

Preço das casas em Portugal disparou 106% desde 2015

Com os preços das casas a subir todos os anos, o aumento já vai em 105,8% desde 2015. Portugal é o quarto país da UE com o maior aumento do preço das habitações.

Daniel Traça: “Vivemos a vontade de reimaginar o capitalismo”

O Jornal Económico antecipa trechos de “Ambição. Preparar Portugal Para a Geração Mais Bem Preparada”, o livro do economista e professor universitário Daniel Traça que vai ser apresentado esta tarde em Lisboa.

Como pode Portugal tirar partido do talento que produz? Daniel Traça explica no novo livro

O antigo diretor da Nova SBE, lança esta segunda-feira, o livro “Ambição. Preparar Portugal Para a Geração Mais Bem Preparada”, onde deixa um conjunto de ideias para que Portugal afirme a ambição coletiva que tem faltado. Paulo Portas faz a apresentação da obra na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Bitcoin toca pela primeira vez nos 80 mil dólares após vitória de Trump

As perspetivas dos analistas é que a bitcoin, a par com outros criptoativos, mantenha a subida que tem verificado desde a eleição de Donald Trump.

COP29: Angola tem “grandes expectativas” num novo mecanismo de financiamento

A 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que vai decorrer entre 11 e 22 de novembro, é considerada crucial para serem alcançados compromissos de redução de emissões até 2030 e para aumentar o financiamento climático.

Violência em Amesterdão pode repetir-se em Paris no jogo França-Israel

Distúrbios mantiveram-se todo o fim-de-semana nos Países Baixos, depois de terem começado no final de um jogo de futebol entre o Ajax e o Maccabi, de Telavive. Esta quinta-feira há um jogo entre as seleções de França e Israel que colocou as autoridades de sobreaviso.

Ana Carolina Sena: poderosa dá cartas lá fora no entretenimento digital

Ana Carolina Sena nunca sonhou com o ‘american dream’, mas conseguiu conquistá-lo. Exemplo disso foi ter conquistado o prémio Forbes 30 Under 30 na categoria de Jogos. A Forbes Portugal atribui-lhe 51 pontos e coloca-a na categoria de Entretenimento.

Aeroporto Internacional de Luanda inaugura operação comercial de passageiros com voo TAAG para Cabinda

A abertura da rota Cabinda-Luanda-Cabinda foi antecedida de uma série de testes realizados ao longo dos últimos meses, que atestaram a total segurança e capacidade operacional do AIAAN.

Trump 2.0 e o grande salto no desconhecido. Ouça “A Arte do Possível”

A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, tentamos perceber que efeitos económicos, políticos e sociais decorrem do regresso de Donald Trump à Casa Branca.

Entrevista

Miguel Maya: “Todos almejamos uma Europa mais competitiva, com uma economia forte e socialmente mais coesa”

O CEO do BCP falou do plano Draghi, respondeu ao desafio de como vê o BCP daqui a 10 anos e comentou o plano estratégico do banco.

Mercados

EDP segurou Lisboa numa Europa tremida. Bitcoin foi a estrela da semana

As principais praças europeias encerraram a semana com sentimento negativo, pressionadas pela decisão da Fed em descer os juros em apenas 25 pontos base. No entanto, a semana fica marcada pelo facto da bitcoin ter tocado nos 80 mil dólares pela primeira vez, alcançando um novo máximo histórico (que promete não ficar por aqui).

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas tem início esta segunda-feira. Na quarta-feira, destaque para os números da inflação em outubro e, também, para a apresentação dos resultados trimestrais da Sonae.

Opinião

Desmistificar o marketing de influência

A presença de influenciadores de saúde — desde profissionais licenciados até pessoas que, apoiadas por profissionais de saúde, partilhem elas mesmas a forma como superaram desafios de saúde — cria oportunidades únicas

Riscos proteccionistas

Os efeitos indirectos das novas tarifas dos EUA sobre a UE, através da China, poderão ser ainda mais significativos do que os directos.

Porquê da independência de Angola?

Para que serve a independência de Angola? Para que um sujeito político angolano possa produzir a sua história com as devidas contradições, tensões e complexidades, sem depender de um terceiro.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.