[weglot_switcher]

Portugal passa a estado de contingência a partir de 15 de setembro

Já durante a próxima quinzena a Área Metropolitana de Lisboa mantém-se em estado de contingência e Portugal continental em alerta. “Precisamos de preparar a reação ao aparecimento de casos e preparar como se lidará, em cada situação, em contexto escolar. É mais sobre esta dimensão que ainda há trabalho a fazer com as autoridades de saúde”, disse a ministra Mariana Vieira da Silva.
  • Lisboa, Portugal
27 Agosto 2020, 14h20

O Governo, reunido em Conselho de Ministros esta quinta-feira, decidiu que todo o país passará a estar em estado de contingência a partir do próximo dia 15 de setembro. Já durante a próxima quinzena a Área Metropolitana de Lisboa (AML) mantém-se em estado de contingência e o restante território de Portugal continental em alerta.

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa explicou, em conferência de imprensa, que esta alteração é necessária para a definição das medidas que têm de ser tomadas para preparar o regresso às aulas e o retorno de “muitos portugueses” aos escritórios das empresas.

“Os números do último dia e aquilo que sabemos dos números de hoje mostram um aumento do número de casos e, por isso, apesar desta tendência decrescente na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e da tendência relativamente constante ao longo da última quinzena, o Governo considera que aquilo que deve é continuar exatamente com as mesmas medidas que existiam até aqui na próxima quinzena”, disse Mariana Vieira da Silva, no briefing.

O Executivo clarificou também que aqueles que tenham de acompanhar um(a) filho(a) em isolamento profilático têm falta justificada ao trabalho nesses 14 dias. Contudo, a ministra garante que todas as escolas estão a trabalhar para poder receber os alunos em condições de segurança em meados de setembro. “No entanto, precisamos de preparar a reação ao aparecimento de casos e preparar como se lidará, em cada situação, em contexto escolar. É mais sobre esta dimensão que ainda há trabalho a fazer com as autoridades de saúde”, adiantou Mariana Vieira da Silva aos jornalistas.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza um total de 56.673 casos confirmados de Covid-19, sendo que 399 casos foram registados só nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta tarde pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Há 13.283 casos ativos no país, mais 197 do que ontem, e mais duas vítimas mortais.

Notícia atualizada às 15h01

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.