Tal como Donald Trump prometeu uma nova ‘era dourada’ nos Estados Unidos na sua tomada de posse, o sul da Europa também está a viver esse período devido ao setor imobiliário. E nesta geografia insere-se Portugal, que segundo Alexandra Abreu Loureiro, head of Portugal da Brunswick, tem tudo para ser um mercado de oportunidades para investir.
“Portugal em particular tem tudo na mão, juntamente com Espanha, Itália e Grécia para mostrarem que o sul da Europa é um mercado de oportunidades de investimento e que não está dependente de matérias como a energia, como outros países da Europa. Estamos a acolher muito investimento direto e indireto estrangeiro”, afirmou na conferência ‘Portugal Real Estate Market Outlook’, organizado pela consultora e que decorre esta terça-feira, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Para 2025 a estimativa aponta para 35 milhões de turistas a viajar até Portugal. Um cenário de oportunidade para o país, que de acordo com Alexandra Abreu Loureiro, terá de olhar para esses turistas como potenciais clientes.
“Se soubermos usar este momento, as infraestruturas, os fundos de resiliência e o timing global que enfrentamos, Portugal pode dar um passo decisivo no seu crescimento”, sublinhou.
Com o tema ‘Iberian Exception, Global Geopolitics’, a chegada de Donald Trump à Casa Branca promete ser um momento de viragem nos Estados Unidos e no mundo durante os próximos anos.
“É um virar de página, bom para uns, mau para outros. Tendências que eram prioritárias nos últimos cinco anos, vão ter uma grande viragem nos próximos quatro anos. Estamos num momento de transição, em que o mercado de capitais e a liberalização nos Estados Unidos vão arrancar com toda a força”, salientou Alexandra Loureiro.
Uma das tendências que passou a fazer parte do dia-a-dia foi o teletrabalho devido à pandemia. Algo que muda sob a liderança de Trump.
“A ideia de voltar ao escritório cinco dias por semana é a partir de hoje vigente nos Estados Unidos. Na Europa vamos ver o que acontece”, afirmou a responsável.
A finalizar, Alexandra Abreu Loureiro deixou também alguns alertas para um mundo que vive atualmente numa convulsão de desinformação.
“Os últimos 25 anos foram de desafios, pandemias, guerras, mudanças de regime, IA, teletrabalho. A tecnologia transformou os escritórios, as casas e o mercado imobiliário”, referiu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com