Portugal venceu hoje, 13 de maio, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com a canção “Amar pelos dois”, interpretada por Salvador Sobral.
A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público.
A fase final do Festival Eurovisão da Canção decorreu no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia e foi disputada por 26 países.
O jovem marca assim a história da música portuguesa ao vencer, depois de 48 participações, o primeiro prémio em representação de Portugal. A compositora acompanhou o irmão na interpretação do tema “Amar pelos Dois”, tal como se passou na final nacional. Portugal liderou a votação, seguindo-se a Bulgária, com 278 pontos, e depois a Suécia, com 218.
Stunning Salvador. Just stunning #ESC2017 #POR?? pic.twitter.com/aKoz3IbpNF
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) May 13, 2017
Portugal estreou-se na Eurovisão em 1964, após um ano de ausência. A melhor classificação portuguesa até hoje era um sexto lugar em 1996, com Lúcia Moniz a interpretar a canção “O meu coração não tem cor”. A última vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com