[weglot_switcher]

Portuguesa Sensei abre supermercado autónomo em Itália

A empresa que desenvolve tecnologia para o sector do retalho alimentar inaugura esta quinta-feira a loja Tuday Prendi & Vaia, em Verona.
9 Novembro 2023, 08h00

A empresa portuguesa Sensei, conhecida pela tecnologia para os supermercados sem caixas ou filas, anunciou esta quinta-feira a entrada em Itália, mais precisamente Verona, com a inauguração da nova loja autónoma chamada Tuday Prendi & Vai (“Pegue e Leve”).

O espaço, à base de visão computacional, sensores e algoritmos de Inteligência Artificial, pretende proporcionar uma experiência de compra conveniente, rápida e com self-scanning ou check-out (pagamento independente apenas por toque de cartão ou QR na aplicação do telemóvel).

Em causa está um acordo com a cooperativa DAO, que opera no sector do retalho há mais de 60 anos e que está presente nas províncias de Trento, Bolzano, Vicenza e Verona, onde gere a marca Conad.

“Estamos, em conjunto, a escrever uma nova página na história do retalho italiano e a delinear uma nova era de compras inteligentes e integradas. Estamos entusiasmados em ver e apoiar uma visão tão ousada a desenvolver-se e a crescer no futuro”, afirma Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.

O diretor geral da DAO, Alessandro Penasa, completou: “Conscientes de sermos uma cooperativa, sentimos um desafio: continuar a conquistar o nosso espaço no mercado de retalho alimentar, agora e no futuro. Fizemo-lo sem abdicar da nossa visão do negócio e do território: lojas locais onde as relações humanas e o serviço às comunidades e bairros onde estamos inseridos constituem a pedra angular do nosso ser”.

A Sensei, que em colaboração com o Continente, abriu o primeiro minimercado sem caixas do país, em Lisboa, lembra que os produtos vendidos em loja têm elevada abrangência, uma vez que são mais de três mil referências. Porém, destacam-se os de peso variável, como frescos e padaria, que beneficiam da comunicação automática entre as balanças para pesagem e o sistema de loja, ou as máquinas de café self-service, onde os clientes podem chegar, servirem-se sozinhos e sair.

“A tecnologia permite que os clientes entrem sem qualquer barreira, peguem nos produtos que desejam e saiam, sem a necessidade de terem de se dirigir a uma caixa e/ou de terem de esperar numa fila para pagar. Apesar da experiência estar assente em tecnologia, há uma equipa sempre presente e treinada para ajudar e acompanhar o cliente nesta experiência inovadora”, lembra a startup com sede em Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.