[weglot_switcher]

Portugueses são grandes adeptos dos pagamentos digitais

Um estudo do Observador Cetelem revelou que 81% dos portugueses utilizam este meio de pagamento, com 43% a recorrerem regularmente a esta ferramenta para pagar despesas tanto em estabelecimentos físicos como online.
MB Way pagamentos digitais
FILE PHOTO: A man uses an iPhone 7 smartphone to demonstrate the mobile payment service Apple Pay at a cafe in Moscow, Russia, October 3, 2016. REUTERS/Maxim Zmeyev
22 Agosto 2024, 13h25

Os pagamentos digitais são cada vez mais uma opção utilizada pelos portugueses. De acordo com um estudo do Observador Cetelem, 81% dos portugueses utilizam pagamentos digitais, sendo que 43% recorrem regularmente a esta ferramenta para pagar despesas tanto em estabelecimentos físicos como online.

O estudo revela ainda que 19% apenas utilizam este meio de pagamento ocasionalmente, enquanto 28% só utiliza para realizar pagamentos online.

O top5 de pagamentos mais utilizados pelos portugueses incluem o MB Way, os cartões virtuais, as transferências e pagamentos online através de referências multibanco, o euro digital e as carteiras eletrónicas.

Apesar de fazer parte do top5, ainda que com pouca expressão, o estudo revela que o conceito de carteiras eletrónicas ainda é desconhecido para uma grande percentagem dos portugueses, 48%. No entanto, este é um conceito que se tem vindo a destacar nos últimos anos, através do aumento da disponibilização destas ferramentas para os consumidores e graças ao boom do e-commerce.

A carteira eletrónica é uma aplicação financeira a partir da qual é possível realizar pagamentos em formato digital, assim como transações, sem ser necessário recorrer aos cartões bancários, como Apple Pay ou Google Pay.

O estudo salienta que se avizinham mudanças no futuro, nomeadamente com a possível implementação do euro digital, que ficará disponível precisamente através de uma carteira digital. O euro digital é também um conceito desconhecido para muitos portugueses, no entanto o estudo revela que três em cada quatro portugueses estariam disponíveis a aderir a esta forma de pagamento.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.