[weglot_switcher]

Possibilidade de contágio por Covid-19 através do dinheiro é muito baixa, revela BdP

Esta conclusão parte de resultados preliminares dos testes realizados no Eurosistema que revelam que a carga viral do novo coronavírus diminui rapidamente nas primeiras seis horas após deposição em notas e moedas de euro.
15 Junho 2020, 12h33

A probabilidade de contágio com um vírus através de uma nota ou de uma moeda de euro é muito baixa em comparação com outras superfícies, esclareceu o Banco de Portugal esta segunda-feira em comunicado. No entanto, alerta o regulador que, pelo facto de serem manuseadas “por um grande número de pessoas, é importante que os utilizadores higienizem sempre as mãos após o contacto com notas e moedas, independentemente de existir ou não um contexto de pandemia”.

Esta conclusão parte de resultados preliminares dos testes realizados no Eurosistema que revelam que a carga viral do novo coronavírus diminui rapidamente nas primeiras seis horas após deposição em notas e moedas de euro. Esclarece o BdP que os bancos centrais da área do euro conduzem regularmente estudos sobre o impacto potencial da produção e da circulação de notas de euro na saúde pública, incluindo em relação aos vírus.

O regulador informa que a degradação do vírus é mais rápida nas notas e moedas de euro do que no aço inoxidável, material usado, por exemplo, nas maçanetas das portas. No caso das notas de euro, a diminuição da carga viral é 10 a 100 vezes mais rápida nas primeiras horas do que no aço inoxidável.

Apesar da probabilidade de contágio ser muito baixa quando comparada com a de outras superfícies, tal como em tempos de normalidade, aconselha-se sempre a higienização das mãos após o contacto com notas e moedas.

As medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus devem ser aplicadas conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Após o contacto físico com objetos frequentemente tocados, incluindo notas e moedas, os utilizadores devem evitar tocar no rosto, olhos e boca e devem fazer uma lavagem cuidadosa das mãos, com água e sabão, ou higienizar as mãos com soluções próprias à base de álcool.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.