[weglot_switcher]

Praça portuguesa arranca no vermelho em linha com Europa. Perdas de quase 4% dos CTT penalizam PSI 20

Principal índice bolsista português iniciou a sessão desta quinta-feira a perder 0,38%, para 4.386,33 pontos, em linha com as principais praças europeias.
6 Agosto 2020, 08h39

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta quinta-feira a perder 0,38%, para 4.386,33 pontos, em linha com as principais praças europeias, numa altura em que os investidores sentem uma nova escalada de tensões entre Estados Unidos e China.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou na quarta-feira que Washington está preparada para banir mais aplicações de origem chinesa além da rede social Tik Tok, devido a questões de segurança nacional dos EUA. China e EUA vão voltar à mesa de negociações no dia 15 de agosto para debater novamente a primeira fase do acordo comercial.

Acresce que os investidores aguardam pelo resultado das conversações entre Partido Republicano e Partido Democrata sobre o novo pacote de estímulos à economia norte-americana.

Em Portugal, O PSI 20 é penalizado sobretudo pelas perdas dos CTT, que arrancaram a sessão a afundar 3,70%, para 2,47 euros. A empresa liderada por João Bento revelou na quarta-feira, depois do fecho da sessão, que obteve um prejuízo de dois milhões de euros nas contas do primeiro semestre de 2020. Em igual período de 2019, os CTT tinham registado um lucro de nove milhões de euros.

As quebras do BCP (-0,58%), da Galp (-0,66%) da Jerónimo Martins (-0,21%) e da NOS (-0,43%) também contribuem para a performance em baixa do PSI 20.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.