As empresas vão poder entregar e liquidar o IRC até ao dia 16 de julho. O adiamento foi decidido num despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
“As obrigações de entrega da declaração periódica de rendimentos de IRC (declaração Modelo 22) do período de tributação de 2020 e respetivo pagamento (…) possam ser cumpridas até 16 de julho de 2021”, pode-se ler no documento.
A decisão de adiamento é justificada “considerando os efeitos da pandemia COVID-19 na atividade económica, em particular na dimensão das condições de cumprimento das obrigações fiscais por parte dos cidadãos e das empresas, o Governo tem vindo, sucessivamente, através de diversos despachos, a flexibilizar o calendário fiscal no quadro do princípio de colaboração mútua entre a Administração Fiscal e os cidadãos e as empresas, na medida em que esta adaptação constitui um mecanismo facilitador do cumprimento voluntário de obrigações”.
Também a entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES) vai ter uma nova data de entrega: 22 de julho, segundo o despacho.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com