[weglot_switcher]

Pré-aviso de greve dos trabalhadores dos portos suspenso após acordo sobre salários

“Na sequência das conversações que decorrem entre o Ministério das Infraestruturas e Habitação, as administrações portuárias e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP), foi possível chegar a um entendimento sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e sobre matérias salariais definidas em portaria conjunta”, referem as tutelas das Finanças e das Infraestruturas e Habitação, em comunicado.
A freight ship leaves Southampton docks in southern England, January 22, 2009. Sterling slipped again on Thursday, staying near a 23-year low against the dollar on persistent concern that the UK is heading for a deep financial crisis while the economy languishes in a recession. The UK currency’s dramatic fall sparked complaints from French Economy Minister Christine Lagarde on Wednesday that a weak currency gave Britain an unfair trade advantage, as it makes its exports cheaper to buy overseas. REUTERS/Kieran Doherty (BRITAIN)
31 Maio 2024, 20h22

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP) desconvocou a greve declarada pelo pré-aviso de 17 de maio na sequência de um acordo alcançado com a tutela sectorial sobre atualizações salariais, decisão que as tutelas das Finanças e das Infraestruturas e Habitação saúdam em comunicado.

“Na sequência das conversações que decorrem entre o Ministério das Infraestruturas e Habitação, as administrações portuárias e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP), foi possível chegar a um entendimento sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e sobre matérias salariais definidas em portaria conjunta do Ministério das Finanças e do Ministério
das Infraestruturas e Habitação”, destacam, por sua vez, as tutelas num comunicado conjunto.

O SNTAP tinha convocado dez dias de greve, em junho, nos portos do continente e das ilhas, por aumentos salariais este ano.

“O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, com uma total abertura às negociações, congratulam-se com o entendimento alcançado e com o levantamento da greve pré-anunciada pelo SNTAP, reiterando a sua postura de continuidade para o diálogo com os sindicatos do sector”,

De acordo com o pré-aviso, a convocatória abrangia os trabalhadores dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Algarve, Açores, Madeira e da CLT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.