O preço do café nos mercados internacionais de commodities atingiu seu nível mais alto de sempre, avançou a BBC, esta segunda-feira.
Um especialista disse à BBC que as marcas de café estavam a considerar aumentar os preços no ano novo.
Na terça-feira, o preço dos grãos de Arábica, que respondem pela maior parte da produção global, chegou a 3,44 a libra (0,45 kg), tendo saltado mais de 80% neste ano. Enquanto isso, o custo dos grãos de Robusta atingiu uma nova subida em setembro.
Isto acontece num momento em que os comerciantes de café esperam que as safras diminuam depois dos dois maiores produtores do mundo, Brasil e Vietname, terem sido atingidos pelo mau tempo, mas com a popularidade da bebida a continua a crescer.
Embora nos últimos anos os principais produtores de café tenham conseguido absorver os aumentos de preços para manter os clientes satisfeitos e a participação de mercado, parece que o cenário está prestes a mudar, de acordo com Vinh Nguyen, presidente-executivo da Tuan Loc Commodities.
“Marcas como JDE Peet (proprietária da marca Douwe Egberts), Nestlé e todas essas, [anteriormente] foram prejudicadas pelos altos preços das matérias-primas”, disse Nguyen, acrescentando que “agora estão quase num ponto crítico. Muitos deles estão a pensar num aumento de preços nos supermercados no [primeiro trimestre] de 2025”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com