Preços dos combustíveis sobem em Cabo Verde

O gás butano, o gasóleo e a gasolina estão mais caros desde a meia-noite de sábado.

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) estabeleceu novos preços máximos dos combustíveis em Cabo Verde, ficando os mesmos ligeiramente mais caros desde a meia-noite do último sábado – à exceção do fuel 380 e 180, que desceram.

A nova tabela fixa que a gasolina passa a ser vendida a 124,00 cabo-verdianos/litro (ECV/l), o gasóleo normal a 101,90 ECV/l, o gasóleo para eletricidade, a 86,70 ECV/l e o gasóleo marinha, a 73,40 ECV/l, enquanto o petróleo será vendido a 88,90 ECV/l, o fuel 380 a 44,00 ECV/l e o fuelóleo 180, a 51,40 ECV/l.

O butano passa a ser vendido a granel por 131,70 ECV/kg, sendo que as garrafas de 3 quilogramas (kg) passaram a custar 375 ECV, as de 6kg custam agora 790,00 ECV, as de 12,5 kg custam 1.647,00 ECV e as de 55 kg serão vendidas a 7.145,00 ECV.

Comparativamente ao período homólogo, de dezembro de 2018, fez saber a ARME que a variação média dos preços dos combustíveis corresponde a uma redução de 7,48% e, relativamente à variação média ao longo do ano em curso, ela corresponde a uma descida de 4,38%.

O mês de outubro de 2019 ficou, conforme a mesma fonte, marcado por uma tendência de ligeira subida das cotações médias do preço do petróleo, numa altura em que os mercados continuaram a seguir com muita atenção a evolução das negociações entre os Estados Unidos e a China sobre o novo acordo comercial e a possibilidade de este ser assinado até ao final do ano.

Além disso, disse a entidade reguladora em comunicado, os analistas continuam a seguir com atenção as negociações da OPEP e dos países signatários do acordo de controlo da produção, de onde se espera que possa ser decidido um novo corte de produção e oferta com o objetivo de segurar as cotações médias do petróleo nos mercados internacionais.

A cotação do último dia útil de novembro do câmbio EUR/USD, tendo como referência a agência “Bloomberg” (14 horas no horário de Frankfurt), evidenciou uma depreciação do euro face ao dólar dos Estados Unidos, em 1,41%, comparado ao câmbio do último dia do mês de outubro, acentuando a subida dos combustíveis no mercado interno, tendo em conta que o petróleo é negociado em dólares.

Os novos valores do parâmetro CP (Custo de Aquisição do Produto) e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados passam a vigorar de 1 a 31 de dezembro de 2019.

Ler mais
Recomendadas

Banco Africano do Desenvolvimento aprova empréstimo de 20 milhões para reforçar setor privado em Cabo Verde

O projeto insere-se no propósito do banco de industrializar o continente africano e de melhorar a vida da sua população, duas das maiores prioridades de desenvolvimento do BAD.

Grândola oferece autocarro para transporte escolar a município de Cabo Verde

“A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, referiu o autarca de Tarrafal, na ilha de Santiago.

Farmacêutica Emprofac é abastecida em 75% por fornecedores externos

O presidente do conselho da administração da empresa cabo-verdiana afirma que a Emprofac trabalha com 8 mil tipos de medicamentos. Portugal e Brasil são os maiores fornecedores.
Comentários